Do século XVII até à atualidade: Afinal o que escondem os espigueiros do Lindoso?

| Norte
Porto Canal

Classificados como imóvel de interesse público, os espigueiros do Lindoso representam até aos dias atuais uma das tradições mais antigas do país.

O programa ‘Viver Aqui’ viajou até à Aldeia do Lindoso, localizada em Ponte da Barca para conhecer as estruturas que são também conhecidas por ‘canastras’. Construídos entre os séculos XVII e XVIII, tinham como função proteger os cereais dos roedores.

Como estão num dos locais mais altos e abrigados do Alto Minho, estes também serviam para fazer a maturação correta dos cereais.
Mais de 50 canastras, construídas em madeira ou em pedra.

Atualmente, os Espigueiros do Lindoso são um dos locais mais fotogénicos do país.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.