Câmara do Porto discute contrato para instalar Museu do Porto em piso da Alfândega

Câmara do Porto discute contrato para instalar Museu do Porto em piso da Alfândega
| Porto
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto vota na segunda-feira a celebração de um contrato de cedência para instalar no 1.º piso da ala nascente da Alfândega o núcleo central do Museu do Porto, pelo qual irá pagar 12 mil euros mensais durante dois anos.

Numa proposta, a que a Lusa teve acesso, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esclarece que o município vai desenvolver até ao final do ano "o primeiro programa e configuração" do respetivo museu na Alfândega do Porto.

"Este edifício reúne as condições espaciais e técnicas, geográficas e patrimoniais, históricas e simbólicas que se pretendem para um núcleo central do Museu do Porto", refere o autarca, notando que o 1.º piso da ala nascente do edifício tem uma área de 2.000 metros quadrados.

Segundo o autarca, a área a ocupar pelo município "foi objeto de avaliação externa, tendo sido estimada o valor da renda em 15.000 euros", o que significa "que o município pagará uma renda mensal inferior à renda de mercado estimada".

A ocupação deste espaço, esclarece Rui Moreira, deverá ser concretizada através de um contrato de cedência a celebrar com a Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, entidade que faz a cessão do edifício da Alfândega, "com uma contrapartida financeira mensal de 12.000 euros, acrescido de IVA a taxa em vigor, pelo prazo de dois anos e com possibilidade de renovação por períodos consecutivos de um ano".

Rui Moreira acrescenta ainda que esta despesa está contemplada no orçamento da Direção Municipal de Cultura e Património para este ano.

"O Museu do Porto será o núcleo central da rede polinucleada que toma o seu nome, servindo de ponto de partida e chegada da sua experiência de conhecimento e visitação, assim como da demais oferta cultural, patrimonial e museológica da cidade", acrescenta o autarca.

+ notícias: Porto

Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026

O Cinema Trindade, no Porto, quer ultrapassar este ano os 100 mil espectadores, com uma programação que incluirá, nos próximos meses, filmes de François Truffaut, Oliver Laxe e obras “made in Porto”.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 00h00 devido a agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, no Porto, vai ser cortada à meia-noite devido às previsões de agravamento do estado do tempo e de forte agitação marítima.

Linha Rosa do Metro do Porto estará operacional até março de 2027

A Linha Rosa do Metro do Porto, que ligará São Bento à Casa da Música, estará operacional até março de 2027, apesar de a empreitada ser concluída ainda este ano, anunciou, esta terça-feira, o presidente da empresa, Emídio Gomes.