Câmara do Porto vota compensar concessionária por perda de lugares de estacionamento

Câmara do Porto vota compensar concessionária por perda de lugares de estacionamento
Foto: Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira atribuir uma compensação de mais de 279 mil euros à concessionária Eporto pela perda de lugares de estacionamento devido às obras do metro e por estarem afetos a esplanadas.

Na proposta, a que a Lusa teve esta quinta-feira acesso, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, esclarece que, entre fevereiro e março de 2023, a concessionária Eporto reclamou o pagamento de uma compensação pela "perda temporária ou definitiva" de lugares de estacionamento afetos a esplanadas, por força das obras de construção das linhas Rosa e Amarela da Metro do Porto e ocupados por entidades externas para realização de obras.

Segundo o autarca, o contrato prevê que a compensação se realiza através da "permuta de lugares concessionados na relação de um lugar novo para cada um a desafetar, sendo que este tem de se localizar em zonas de igual tarifa".

"Porém, tal compensação não foi efetuada atendendo ao período que se atravessava, não sendo agora possível retroceder de forma que a concessionária pudesse rentabilizar novos lugares", afirma Rui Moreira.

Em julho do ano passado, o município delegou na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) Serviços a gestão, exploração, manutenção e fiscalização dos lugares de estacionamento pagos na via público.

Uma análise realizada pela STCP Serviços confirmou a existência de lugares suprimidos pelos diferentes motivos e concluiu "que seria necessário ter procedido até ao final de 2022 à compensação" de 98 lugares por estarem afetos a esplanadas, 128 lugares por força das obras do metro e 1.118 lugares condicionados por períodos iguais ou superiores a 90 dias.

Nesse sentido, o executivo vai deliberar na reunião privada a atribuição de uma compensação de 279.701,81 euros à concessionária, bem como a reclamação, junto da Metro do Porto, da compensação pela perda temporária ou definitiva de lugares de estacionamento no ano de 2022 e que corresponde a um valor de 117.000,73 euros.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).