Líder sindical da PSP dá o dito por não dito e afinal não reconhece baixas fraudulentas

Líder sindical da PSP dá o dito por não dito e afinal não reconhece baixas fraudulentas
| País
Porto Canal

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) admitiu esta quinta-feira que existem polícias a recorrerem a baixas médicas fraudulentas como forma de protesto. Mas algumas horas depois o sindicalista acabaria por recuar nas suas declarações, corrigindo a sua intervenção inicial que, de acordo com o Jornal de Notícias, terá provocado desconforto entre alguns profissionais das forças de segurança.

Em declarações emitidas esta quinta-feira de manhã na Antena 1, Paulo Santos começou por admitir que há agentes a recorrerem a baixas médicas fraudulentas, mas após a insatisfação sentida por parte dos polícias, recuou nas palavras.

"Não nos identificamos com baixas fraudulentas. Admitimos que muitos colegas estão a recorrer a esse expediente", afirmou o presidente ASPP/PSP à estação de rádio. "Agora, obviamente, estarão alguns polícias a recorrer a esse expediente para demonstrar a sua insatisfação, mas muitos outros, qualquer dia, têm medo de colocar uma baixa médica, mesmo que doentes, para não serem chamados irresponsáveis", acrescentou.

Algumas horas depois, e desta vez em declarações à RTP, Paulo Santos aproveitou para clarificar que as baixas estavam "todas a ser justificadas por quem de direito e nos sítios próprios". Questionado concretamente sobre a possibilidade da existência de baixas fraudulentas, o sindicalista optou por não responder, realçando que "os polícias também têm direito a estar doentes".

+ notícias: País

GNR regista 10 mortes em 1.231 acidentes na operação Natal e Ano Novo 2024/2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde as 00h00 de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

Aplicação Gov.pt que integra 16 documentos oficiais já está disponível

A aplicação Gov.pt, que pretende integrar as aplicações digitais do Estado num canal único com 16 documentos, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Seguro Automóvel, já está disponível, anunciou esta quinta-feira o Governo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".