Heliporto do São João obriga a obra de um milhão no exterior do hospital

Heliporto do São João obriga a obra de um milhão no exterior do hospital
Foto: Hospital de São João
| Porto
Porto Canal / Agências

O exterior do Hospital de São João, no Porto, vai sofrer uma requalificação orçada em um milhão de euros, obra que facilita a certificação do heliporto médico já construído e reorganiza os jardins, abrindo-os à comunidade.

“Estamos a tentar transformar uma condicionante numa oportunidade. Temos uma mata que nasceu com o hospital e é muito pouco utilizada, uma mata algo desregrada que vamos transformar num jardim mais urbano e aberto”, descreveu o diretor do serviço de instalações e equipamentos, Jorge Sousa.

Outro dos grandes objetivos desta obra, que “arrancará de imediato” e demorará entre quatro a cinco meses, é ir ao encontro das exigências da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), entidade na qual está a correr o processo de certificação do novo heliporto do hospital, concluído em novembro, após 11 meses de atraso face à data inicialmente avançada.

“Um heliporto neste local, num meio totalmente urbano e com esta envolvência, exigiu cumprir alguns critérios, nomeadamente no que se refere aos cones de aproximação. Temos um a noroeste [referindo-se à zona de entrada das urgências e estação de metro] e outro a sudoeste [lado do Instituto Politécnico do Porto]. Já fizemos intervenções em alguns aspetos e agora vamos reduzir o impacto da massa arbórea”, descreveu Jorge Sousa.

O diretor apontou que um conjunto de árvores serão submetidas a podas ou a transplante, um outro não terá intervenção e as árvores com patologias fitossanitárias degradadas serão retiradas.

Serão plantadas “mais de 400 árvores e mais de 6.000 espécies arbóreas”, criadas zonas de circulação novas, um jardim de biodiversidade na parte nascente do hospital, enquanto o jardim da ala psiquiátrica terá valências para a saúde mental.

Jorge Sousa vincou que esta “mudança do conceito de jardim” – que abrange uma área de quase 16.000 metros quadrados e será visível sobretudo na frente do hospital – está a ser articulada com as instituições vizinhas, nomeadamente com a Escola Superior de Enfermagem.

De acordo com o diretor, esta requalificação paisagística acontecerá em paralelo com o processo de certificação do heliporto, sendo dada prioridade às intervenções nas copas e aos transplantes.

“E assim ficamos limpos em termos de cones de aproximação”, sublinhou, enumerando aquilo que já foi feito para consolidar um processo para o qual “não é possível dar estimativa ou previsão de conclusão”, nomeadamente o desvio de uma linha de alta tensão.

Já o diretor clínico do hospital, Roberto Roncon, falou da importância do heliporto, lembrando “os estudos que demonstram que mesmo quando há helitransporte, mas o heliporto está deslocado do perímetro do hospital, acrescentando-se a transferência em ambulância, isso pode implicar mais complicações clínicas e complexidade logística, porque são necessárias duas equipas de transporte, a do heli e a da ambulância”.

“Esta infraestrutura vai ajudar-nos a salvar vidas”, resumiu, lembrando que é neste hospital que está sediada a urgência metropolitana de pediatria, bem como o maior centro de ECMO (xigenação por membrana extracorporal) do país, entre outras valências como uma unidade de grandes queimados ou uma de transplantação.

Atualmente, quando é necessário helitransporte para o Hospital de São João, é acionado o do Pedro Hispano, em Matosinhos, a cerca de sete quilómetros de distância, sendo o percurso de oito a 10 minutos completado de ambulância.

O heliporto do São João – destinado a helicópteros de emergência médica, disponível 24 horas por dia, 365 dias/ano – foi construído a seis metros de altura de modo a permitir uma ligação direta e por manga fechada aos serviços de urgência de adultos e de pediatria, bem como para evitar os constrangimentos inerentes ao movimento das pás e do vento.

Financiado em 1,5 milhões de euros, este projeto é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.