Câmara Municipal de Gondomar vota investimento na habitação superior a 180 milhões de euros 

Câmara Municipal de Gondomar vota investimento na habitação superior a 180 milhões de euros 
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara de Gondomar, distrito do Porto, vai votar na sexta-feira um investimento de 182 milhões de euros (ME) na aquisição, reabilitação e construções de imóveis para habitação, lê-se na proposta a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso.

Na proposta, a autarquia assinala que a 1.ª alteração da Estratégia Local de Habitação (ELH) “permitirá dar resposta a 415 agregados familiares” com carências habitacionais, “através de 811 respostas/intervenções promovidas pelo município”.

Neste contexto, lê-se na proposta, o investimento total previsto é de 182.002.773,90 euros, dos quais mais de 130 milhões estão afetos às intervenções de iniciativa municipal e os restantes 51,4 milhões destinados às intervenções a promover pelas entidades beneficiárias.

Os mais de 130 milhões de euros preveem, numa primeira fase, a aquisição de 345 alojamentos na rubrica “aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação”, 70 na “aquisição e reabilitação de frações ou prédios para habitação”, 246 na “reabilitação de frações ou de prédios habitacionais”, 58 na “construção de prédios ou empreendimentos habitacionais” e 92 na “construção de prédios ou empreendimentos habitacionais + aquisição de terrenos destinados à construção de prédio ou de empreendimento habitacional”, elenca a proposta.

A fase 1 da oferta pública, recorda o município, foi aprovada em 30 de junho de 2023, tendo sido recebidas 67 propostas, das quais 63 estão em apreciação (dado que quatro são repetidas), devendo-se o atraso da sua análise ao ataque informático sofrido pela autarquia, em 27 de setembro, e que impossibilitou o acesso às propostas recebidas.

Na reunião de sexta-feira, o executivo vai também votar a fase 2 da oferta pública, que prevê a aquisição de mais 352 frações em todo o território concelhio e um valor estimado de investimento de 53,1 milhões de euros, lê-se na proposta.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.