Construção da Casa da Democracia Local em Valongo vai ser retomada

Construção da Casa da Democracia Local em Valongo vai ser retomada
| Porto
Porto Canal/Agências

As obras de construção da Casa da Democracia Local, em Valongo, vão ser retomadas na segunda-feira após a assinatura do ato de consignação agendada para sábado, anunciou esta quarta-feira o município do distrito do Porto.

Os novos paços do concelho começaram a ser construídos em 2021 e deveriam ter sido concluídos em agosto de 2023, mas as obras foram suspensas em maio do ano passado “por reiterado e grave incumprimento contratual por parte da anterior empresa responsável pela construção”, recorda no comunicado a autarquia.

A obra fora adjudicada, em setembro de 2021, por 10.614.922,95 de euros, à Tecnifeira – Engenharia e Construção, SA, e, no sábado passará para a responsabilidade da Atlântinível – Construção Civil, Lda. pelo preço contratual de 13.994.003,26 euros e um prazo de execução de 480 dias, assinala o executivo liderado pelo socialista José Manuel Ribeiro.

O auto de consignação da nova empreitada está agendado para sábado, às 11:30, no Auditório Dr. António Macedo do Fórum Vallis Longus, em Valongo, assinala a nota de imprensa.

Localizada numa zona central, entre a Avenida Emídio Navarro e a rua Visconde Oliveira do Paço, a Casa da Democracia Local vai albergar os serviços administrativos da autarquia que se encontram dispersos pelo município, substituindo os atuais paços do concelho que estão provisoriamente instalados há quase 35 anos num prédio de habitação localizado na Avenida 5 de outubro, descreve o comunicado.

Da autoria do arquiteto Miguel Ibrahim, o projeto que remete para a figura da trilobite, marca geológica mais antiga do território, permitirá acolher uma humanização do novo edifício e da praça, como espaço de apropriação e utilização pública, continua o comunicado.

O edifício foi conceptualizado em torno de três grandes valores: transparência, flexibilidade e sustentabilidade, que evidenciam a fundação do edificado que se ergue a partir do Princípio da Igualdade, consagrado na Constituição da República Portuguesa, lê-se ainda.

Citado pelo comunicado, o autarca destaca que o novo espaço “será um local de visitação, de encontro e de debate”, onde irão “privilegiar a interação com os cidadãos e consagrar os valores da democracia”.

“A Casa da Democracia Local será um projeto marcante, diferenciador e inovador que permitirá não só aos munícipes das cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e das vilas de Campo e Sobrado, mas também aos visitantes nacionais e internacionais, ter uma experiência diferente da fruição de um edifício de génese administrativa da nossa democracia local, mas agora também com uma nova apropriação de caráter mais cultural e cívica”, acrescenta.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.