Câmaras para multar carros no Porto começam a funcionar nas próximas semanas

Câmaras para multar carros no Porto começam a funcionar nas próximas semanas
| Porto
Porto Canal / Agências

As câmaras para controlar o estacionamento abusivo no Porto, que estão ser instaladas em pelo menos duas viaturas da Polícia Municipal, devem começar a funcionar em março, disse esta terça-feira à Lusa fonte da autarquia.

"É expectável que o serviço esteja a funcionar no mês de março", pode ler-se numa resposta de fonte oficial da Câmara Municipal do Porto a uma questão da Lusa.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O JN noticiou esta terça-feira que a Polícia Municipal do Porto já recebeu as câmaras a instalar em pelo menos dois veículos daquela força policial, que irão multar os veículos mal estacionados através do registo fotográfico das respetivas matrículas.

O sistema recolherá imagens dos veículos infratores, cabendo ao agente que está na viatura com a câmara instalada no seu tejadilho a emissão da respetiva coima.

De acordo com o JN, em 2023 foram emitidos mais de 33 mil autos de contraordenação no Porto, tendo sido registados um total de 15.515 reboques de viaturas.

Também os radares móveis de controlo de velocidade já estão a funcionar desde o início do ano, segundo fonte da autarquia disse ao JN.

Além das câmaras instaladas em viaturas da Polícia Municipal e dos radares móveis de controlo de velocidade, a partir deste ano a STCP também já começou a fiscalizar o estacionamento indevido nos corredores BUS e paragens de autocarro, fruto de um protocolo assinado com o município.

"A STCP e a Polícia Municipal têm uma viatura comum, na qual anda um elemento da STCP e um fiscal da Polícia Municipal que faz as autuações. Neste momento, vamos dar a possibilidade a elementos da própria STCP, que estão devidamente formados e acreditados, para fazer a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos", afirmou o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, em dezembro.

Em causa estão pelo menos cinco viaturas afetas a este controlo, com pelo menos 15 fiscais.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).