Quase dois mil médicos aderem à dedicação plena. Porto regista a maior adesão

Quase dois mil médicos aderem à dedicação plena. Porto regista a maior adesão
| País
Porto Canal

Cerca de 1800 médicos já aderiram ao regime de dedicação plena do SNS, superando a previsão inicial para o primeiro mês. Nas ULS do São João, Santo António e IPO Porto já aderiram voluntariamente mais de 500 médicos.

Os dados são do Ministério da Saúde, que afirma que o balanço inicial é positivo. O novo modelo que entrou em vigor a 1 de janeiro, implica a passagem de 35 horas semanais de trabalho a 40 e estabelece a concretização de um máximo de 250 horas extraordinárias por ano. Em compensação, a adesão ao regime de dedicação plena proporciona um suplemento de 25% sobre a remuneração base mensal.

1853 é o número total de médicos dedicados ao novo regime laboral, sendo que a ULS de São João já regista uma aderência de 246 e a de Santo António de 181. No topo das especialidades está a medicina interna.
Segundo o JN os números de tutela não incluem, ainda, as adesões da ULS de Braga.

Neste novo modelo não estão incluídas as especialidades de saúde pública e de medicina geral e familiar, uma vez que a sua adesão é automática. Os médicos especialistas que não pretendam trabalhar neste regime terão de apresentar a renúncia até 25 de março.

De acordo com o Governo, o regime tem como objetivo melhorar o acesso dos utentes ao sistema público de saúde e aumentar a motivação dos profissionais de saúde no SNS.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.