Desde 2022, Mercado do Bolhão no Porto recebeu mais de sete milhões de visitantes

Desde 2022, Mercado do Bolhão no Porto recebeu mais de sete milhões de visitantes
Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

O Mercado do Bolhão, no Porto, recebeu desde a sua reabertura, em 15 de setembro de 2022, mais de sete milhões de visitantes, sendo que cinco milhões foram no ano passado, foi esta segunda-feira revelado.

Em comunicado, a empresa municipal GO Porto - responsável pela gestão do mercado - esclarece que o terceiro trimestre de 2023 foi "o período com a maior afluência", contabilizando 1,7 milhões de visitantes.

Comparando o quarto trimestre de 2022 com o de 2023, a afluência ao mercado cresceu 9% e o mês de dezembro registou um crescimento de 19% de visitante em relação ao mesmo período homólogo.

No ano passado, a taxa de ocupação das bancas "atingiu os 100%", tendo, no entanto, dois comerciantes pedido a anulação das licenças por questões pessoais.

O mercado arrancou o ano com uma ocupação de 97%, estando apenas disponíveis duas bancas e duas lojas, sendo que estão a ser desenvolvidos projetos para diminuir a dimensão das lojas e aumentar o número de espaços.

Neste momento, 77 bancas, sete restaurantes e 28 lojas exteriores estão em pleno funcionamento.

Para garantir que o mercado permanece “na vanguarda como um espaço moderno”, está prevista a realização de estudos de mercado e de públicos para “melhorar a experiência do cliente, do comerciante e dos serviços prestados”.

“A melhoria das condições do mercado continua a ser uma aposta”, assegura a GO Porto, adiantando que este ano está prevista uma aproximação das bancas dos congelados às do terrado.

A empresa municipal tenciona também implementar nova sinalética para os restaurantes e reforçar do sombreamento e da proteção da chuva as bancas.

Da auscultação dos comerciantes e inquilinos do mercado vai resultar uma “proposta de revisão” do Regulamento do Mercado do Bolhão, que será apresentada ainda este ano ao município.

De acordo com a GO Porto, para este ano estão previstas "muitas novidades", entre as quais o lançamento de um selo de qualidade Bolhão, que assenta numa parceria com os clientes profissionais e visa valorizar a compra no mercado tradicional e reforçar a qualidade dos produtos escolhidos pelos restaurantes da cidade.

Está também previsto o lançamento de visitas guiadas – orientadas ou técnicas - ao edifício que serão direcionadas a profissionais da arquitetura.

Já a nível gastronómico, está prevista uma iniciativa que trará ao mercado “chefes internacionais, num projeto de intercâmbio gastronómico” e que pretende afirmar o Bolhão como “um polo de encontro de experiências para a comunidade”.

A gastronomia típica portuguesa estará em destaque na galeria do mercado em diversas feiras temáticas agroalimentares, sendo que a primeira será dedicada à Páscoa e decorre de 21 a 23 de março.

O Bolhão irá ainda acolher eventos de ‘showcooking’, ‘workshops’, ciclos musicais, animação, arte e cultura, mas também de promoção de saúde e literacia alimentar.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).