Rolam, mas pouco. As escadas do Monte dos Judeus que geram discórdia entre vizinhos

Rolam, mas pouco. As escadas do Monte dos Judeus que geram discórdia entre vizinhos
| Porto
Maria Abrantes

As escadas do Monte dos Judeus, em Miragaia, ligam o rio à cota alta da cidade do Porto, desde 2020. Apesar de “jeitosas”, o barulho do próprio funcionamento incomoda alguns dos moradores, que acabam por desligar o equipamento.

Na baixa do Porto, existe uma escadaria mecânica, que liga a cota baixa à cota alta da cidade. Desde a zona da Alfândega até ao cimo do Monte dos Judeus, as escadas rolantes finalizadas em 2020 servem, sobretudo, os turistas que por ali passam, até porque “moradores já há poucos”, diz Sandra Coutinho, uma das moradoras que se queixa das avarias constantes do equipamento.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Isto está sempre avariado. Sempre, sempre, sempre”, queixa-se outra moradora, apesar de salientar a importância da obra, sobretudo na ajuda que dá, quando vai às compras.

No entanto, Marília Cardoso lamenta que haja “um senhor ao cimo das escadas” que as desliga de tarde, “quando a esposa está a dormir”.

O grande problema, conta, é que sempre que as escadas são desligadas, é necessária a deslocação de um técnico para que o equipamento volte a funcionar. Este transtorno, aliado às sucessivas avarias, faz com que as escadas do Monte dos Judeus parem de rolar várias vezes por semana.

Contactado pelo Porto Canal, o presidente da Junta de Freguesia do Centro Histórico do Porto, Nuno Cruz, confirma as queixas dos moradores e esclarece que a informação é sempre encaminhada para os serviços responsáveis pela manutenção. “Às vezes, os técnicos estão a sair de lá e, passado um bocado, já estão a avisar que as escadas estão paradas novamente”, conta Nuno Cruz, que lamenta a situação e confessa que ainda não encontrou nenhuma solução para o problema, além da sensibilização possível, junto dos moradores do Monte dos Judeus.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).