Banco de Portugal adverte sobre chamadas falsas a imitar o seu contacto

Banco de Portugal adverte sobre chamadas falsas a imitar o seu contacto
| Economia
Porto Canal/ Agências

O Banco de Portugal (BdP) emitiu um alerta sobre chamadas telefónicas feitas por indivíduos que dizem ser seus colaboradores, usando um sistema que imita o número de telefone do BdP, em que convidam os visados a instalar uma aplicação fraudulenta.

Num comunicado de alerta emitido esta terça-feira, o BdP, relata que, nos casos que chegaram ao seu conhecimento, os destinatários destas chamadas são informados de "que as suas contas bancárias foram alvo de 'phishing' e que para as salvaguardarem devem instalar uma aplicação nos seus dispositivos móveis".

"Estes contactos são realizados de um número de telefone que imita ('spoofing') o número de telefone geral do Banco de Portugal (213 130 000)", sublinha o mesmo comunicado, alertando que se trata de uma utilização indevida do nome e da imagem do banco.

O Banco de Portugal lembra que "não presta serviços bancários comerciais a particulares ou empresas" e aconselha as pessoas a não enviarem dinheiro, nem fornecerem dados pessoais, informação bancária (como códigos de acesso) ou relativa a cartões de crédito e a não instalarem qualquer tipo de aplicação em telemóveis ou em computadores pessoais "a pedido de quem declare que representa o Banco de Portugal ou que afirme ter uma relação bancária com o mesmo".

Quem receber uma chamada no seu telemóvel em que o número que liga é supostamente o do BdP deve reportar o caso às autoridades e contactar o Banco de Portugal, podendo fazê-lo através de e-mail info@bportugal.pt ou marcando o número 213 130 000.

+ notícias: Economia

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.