Programa Vila Marés leva desportos naúticos a 600 crianças

| Norte
Inês Durães

O Programa Vila Marés, em Vila do Conde, vai permitir que cerca de 600 crianças do concelho pratiquem deportos náuticos e fluviais.

Além da promoção do desporto, o objetivo da autarquia é manter viva a tradição de certas modalidades características do concelho, como a canoagem ou o remo.

Um programa pioneiro que pretende fazer perdurar a tradição dos desportos náuticos em Vila do Conde.

Assim foi apresentado publicamente, esta quarta-feira, dia Internacional da Educação, o Programa Vila Marés que vai trazer várias modalidades náuticas e fluviais para o dia-a-dia das crianças do concelho.

“É permitir que todas as crianças do quarto ano de escolaridade, numa fase de transição muito importante para o segundo ciclo do Ensino Básico, poderem beneficiar e ter oportunidade de participar num programa que permitirá que eles tenham acesso a um conjunto de atividades náuticas e fluviais, desde a canoagem, o remo e o stand-up paddle”, começa por explicar Carla Peixoto, Vereadora da Educação e da Ação Social na Câmara Municipal de Vila do Conde. “Aqui, no nosso rio Ave, um recurso natural que nós queremos também promover”, continua.

O Clube Fluvial Vilacondense e o Vila do Conde Kayak Clube, em conjunto com o município, têm como objetivo manter viva a tradição da prática destas modalidades no concelho. Até então, os jovens de muitas das freguesias tinham dificuldade em aceder a estes desportos.

Mas o programa vai para lá do desporto. Nas palavras de Carla Peixoto, a iniciativa promove “um conjunto de competências na área da adaptabilidade, da resiliência e da resolução de problemas complexos que vão surgindo ao longo das diferentes sessões.”

Nos dias em que a meteorologia não permitir a prática das modalidades no rio, as atividades decorrerão nas piscinas municipais.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.