Movimento de Rui Moreira quer portagens na VCI

Movimento de Rui Moreira quer portagens na VCI
| Porto
Porto Canal

O movimento independente de Rui Moreira defende que sejam introduzidas portagens na Via de Cintura Interna, como estratégia para enfrentar os problemas de trânsito naquela via. O objetivo é desencorajar o atravessamento da VCI “como passagem.”

De acordo com a moção, que irá ser apresentada na reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto a decorrer na noite desta segunda-feira, a bancada do movimento propõe "aplicar taxas de portagem na VCI a todo tráfego de atravessamento, excetuando-se aquele que tem como origem e destino a cidade do Porto”, pode ler-se.

O objetivo passa por “inibir o recurso a esta como via de passagem, através da aplicação de taxas dinâmicas definidas em função do nível de serviço registado naquela infraestrutura”.

Em sentido inverso, a moção defende “isentar de taxas de portagem todos os veículos pesados de mercadorias que utilizem a CREP em alternativa à VCI”.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, exigiu esta segunda-feira a aplicação das medidas para retirar pesados da VCI, acordadas por um grupo de trabalho em 2020, responsabilizando o Governo e Matosinhos pela não implementação.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Assembleia Municipal do Porto chumba criação de memorial dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal do Porto rejeitou, por maioria, uma recomendação do PS para que fosse criado "num espaço emblemático da cidade" um memorial, monumento, escultura ou instalação artística como marco dos 50 anos do 25 de Abril.

Porto insta Governo a habilitar municípios a regularem atividades económicas

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, uma recomendação do movimento independente que insta o Governo a habilitar os municípios a regularem o licenciamento das atividades económicas.