FC Porto (Basquetebol): Reação de líder em Portimão

FC Porto (Basquetebol): Reação de líder em Portimão
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto venceu o Portimonense por 81-73 na 13.ª jornada da fase regular do campeonato

Uma segunda parte de excelência compensou uma primeira de menor acerto e, em Portimão, o líder isolado (agora com 25 pontos) conseguiu somar mais um triunfo no campeonato (81-73). Depois de chegarem ao intervalo em desvantagem por 42-29, os Dragões obtiveram um parcial de 52-31 na etapa complementar muito por culpa de Cat Barber (24), Charlon Kloof (13) e Cleveland Melvin (17), os melhores marcadores do encontro.

Os Dragões demoraram a aquecer os motores e, por isso, o primeiro período teve números pouco habituais. Ao cabo de dez minutos, o FC Porto perdia por 22-8 com metade dos pontos dos azuis e brancos marcados nos 90 segundos inaugurais. A reação surgiu no segundo quarto, que os da Invicta venceram por 21-20, mas foi insuficiente para equilibrar as contas. Com apenas 34% de eficácia de lançamento e um triplo convertido em 14 tentativas, os homens de Fernando Sá recolheram aos balneários em desvantagem por 42-29.

Uma versão completamente diferente da mesma equipa arrancou a segunda parte com um parcial de 14-2, que a colocou a apenas um ponto do Portimonense. A resposta dos da casa não permitiu aos portistas passarem para a frente do marcador, mas, depois de vencerem o terceiro período por 21-11, o FC Porto chegou ao derradeiro quarto a apenas três pontos do adversário.

Aaron Harrison, com um triplo, empatou a partida logo no primeiro lance do quarto decisivo e a vantagem chegou a quatro minutos do final (64-63). A partir daí só deu Porto até ao final e o único momento negativo foi o da saída de Phil Fayne com queixas físicas. 81-73 foi o resultado final na 13.ª jornada da fase regular do campeonato.

Segue-se uma receção aos búlgaros do Balkan Botevgrad, marcada para as 20h00 de terça-feira no Dragão Arena (Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

PORTIMONENSE-FC PORTO, 73-81
Liga Portuguesa de Basquetebol, 13.ª jornada
20 de janeiro de 2024
Pavilhão Desportivo da Boavista, em Portimão

Árbitros: José Abreu, Pedro Maia e Pedro Cunha

PORTIMONENSE: Menas Stephens (12), Zac'aree Owens (16), Moussa Kone (10), Cândido Sá (4) e Matias Bernardini (8)
Suplentes: Dulcínio Fragoso (5), Miguel Viana, André Calabote (3), Geovanny Nwamba, Eugénio Silva (3), Ivan Mutombene (8) e Kevin Coronel (4)
Treinador: Carlos Almeida

FC PORTO: Aaron Harrison (10), João Guerreiro (2), Miguel Queiroz (2), Cat Barber (24) e Charlon Kloof (13)
Suplentes: Cleveland Melvin (17), Keven Gomes, Luís Silva, Nuno Sá (5) e Phil Fayne (8)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 42-29
Parciais: 22-8; 20-21; 11-21; 20-31

+ notícias: Desporto

FC Porto: Martín Anselmi é o novo treinador dos Dragões

Martín Anselmi rubricou, esta segunda-feira, um contrato válido até 2027 e assume o comando do FC Porto para as próximas duas temporadas e meia.

Martín Anselmi:“Vamos construir uma equipa que represente os portistas”

Recém-oficializado como treinador do FC Porto, Martín Anselmi começou por agradecer a André Villas-Boas, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa por lhe darem a “enorme responsabilidade e prestígio de defender estas cores” antes de, com um sorriso, lembrar o “carinho e o apoio” dado pelos adeptos no dia anterior, no Estádio do Dragão. Seguiu-se ainda uma mensagem para os adeptos do Cruz Azul, a quem disse sempre “a verdade” e falou com o “coração”.

André Villas-Boas: “Que as tuas equipas honrem e dignifiquem o FC Porto”

“O futebol arrojado, agressivo e ofensivo que Martín Anselmi propõe” vai “encher de alma os adeptos do FC Porto” e deixá-los “bastante entusiasmados”. Na apresentação do novo treinador da equipa principal de futebol, “a continuação viva do projeto desportivo” de André Villas-Boas, o presidente portista revelou ter “muita esperança depositada” no argentino e mostrou-se seguro de que este “trará muito sucesso e muitos troféus ao clube”. “Somos muito exigentes com a vitória, ambicionamos e sonhamos tudo e o esforço para nós é inegociável”, acrescentou o líder máximo de uma instituição insaciável “na busca de vitórias e de troféus”.