Câmara do Porto quer criar plano de combate à pobreza

Câmara do Porto quer criar plano de combate à pobreza
| Porto
Porto Canal / Agências

O executivo da Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira, com a abstenção do movimento independente e PSD, uma proposta do BE que visa a criação de um plano municipal integrado de combate à pobreza que envolva "todos os atores relevantes".

A proposta, apresentada pelo BE, pretende que o plano "tenha como principais linhas de orientação a produção sistematizada de conhecimento, a definição de áreas prioritárias de intervenção e o desenho de um modelo articulado de atuação entre todas as áreas de governação locais".

"Este plano deverá ser desenhado e concretizado com um profundo envolvimento e participação responsável de todos os atores relevantes, dotado de metas concretas e de um permanente processo de monitorização e avaliação participada", acrescenta a proposta.

Em declarações aos jornalistas, à margem da reunião privada do executivo, a vereadora Maria Manuel Rola do BE afirmou que "finalmente a câmara anuiu à necessidade" de avançar com o plano.

"Até agora tinha dito que apenas a rede local social respondia a estas questões. Veio alterar o seu entendimento e nós saudamos esta mudança tão repentina, mas que é no bom sentido", referiu a vereadora, destacando que o BE apresentou uma proposta no mesmo sentido no âmbito do orçamento municipal para 2024.

"É muito relevante que a cidade do Porto combata de facto a pobreza", afirmou, dizendo ser necessário agora "acompanhar e monitorizar" o plano.

Numa declaração de voto, a que a Lusa teve acesso, o vereador da Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo, destaca que o município tem vindo a “implementar diversas medidas e programas com o objetivo de prevenir e erradicar a pobreza”, em articulação com as 315 entidades que compõem a Rede Social do Porto.

“Depois de aprovado e apresentado pelo Governo, há cerca de três meses, o Plano de Ação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, o departamento municipal de Coesão Social iniciou os trabalhos para a elaboração da Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, refere.

Esta estratégia, esclarece Fernando Paulo, permitirá reforçar o compromisso e mobilização das estruturas locais, mas também adaptar os objetivos e metas da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza às “especificidades e necessidades das pessoas e da cidade”.

+ notícias: Porto

Metro avança com escavação da estação da Casa da Música

A Metro do Porto recorreu, esta quinta-feira, às redes sociais para divulgar novas imagens dos avanços dos trabalhos de escavação na estação da Casa da Música. Em causa está a construção da Linha Rosa, com uma extensão de 3 km e quatro estações, que fará a ligação entre a Casa da Música e São Bento em apenas sete minutos.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.