Nova ponte em Viana do Castelo devia ter começado construção em 2023, mas concurso público só agora foi lançado

Nova ponte em Viana do Castelo devia ter começado construção em 2023, mas concurso público só agora foi lançado
Foto: CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Viana do Castelo lançou esta segunda-feira o concurso público internacional para a construção de uma nova ponte sobre o rio Lima, pelo preço base de 23,053,660.80 euros, de acordo com o anúncio publicado em Diário da República (DR).

De acordo com o documento, o prazo para apresentação de propostas termina às 17h00 do quadragésimo dia a contar da última sexta-feira.

A empreitada, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um prazo de execução de 510 dias.

A construção da nova ponte foi aprovada em reunião extraordinária da Câmara de Viana do Castelo em 5 de janeiro, pela maioria PS.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse em outubro de 2022 que “em dezembro de 2023” começaria a construção da quarta ponte sobre o rio Lima e do acesso rodoviário ao Vale do Neiva. “Formalmente temos de estar em condições de iniciar as obras, no máximo em dezembro de 2023, para termos dois anos para as executar, quer a quarta travessia quer os acessos ao Vale do Neiva”, afirmou Luís Nobre na altura.

A nova ponte, entre a Estrada Nacional (EN) 203, na freguesia de Deocriste, e a EN 202, em Nogueira, terá uma extensão total aproximada de 1,95 quilómetros.

A travessia “vai iniciar-se na EN 202, junto ao campo de futebol da Torre, com a reformulação da interseção giratória de acesso à área de localização empresarial de Nogueira e à A27, no sentido Viana do Castelo-Ponte de Lima”.

No início do ano, o Governo reconheceu como ação de relevante interesse público o projeto da nova ponte para viabilizar a sua construção em áreas de Reserva Ecológica Nacional (REN).

Segundo o despacho publicado em Diário da República, o reconhecimento de relevante interesse público foi proposto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), ao abrigo do regime jurídico da REN, condicionado ao cumprimento dos pareceres emitidos pelas entidades consultadas e à implementação das medidas de minimização constantes do projeto.

Com a construção da nova travessia sobre o rio Lima e a sua ligação à A27, irá “diminuir drasticamente o fluxo de trânsito pesado pelas estradas EN203 e EN305, aumentar a segurança rodoviária, a eficiência do transporte com a diminuição dos tempos de ligação e diminuir a emissão de C02, conseguindo-se tirar também partido do investimento de 145 milhões de euros que a DS Smith está a fazer no seu processo produtivo”.

A “travessia desenvolve-se na maior parte do percurso em tabuleiro de betão pré-esforçado, numa estrutura que permite minimizar os impactos na galeria ripícola e habitats incluídos na Rede Natura 2000”.

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