Quarta ponte de Viana do Castelo vai custar 23,4 milhões de euros. É um desejo antigo “finalmente concretizado”

| Norte
Porto Canal | Agências

Está prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Lima, a começar em dezembro de 2023. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, a obra vais custar 23,4 milhões de euros e deve demorar dois anos até estar concluída.

Em declarações ao Porto Canal, Luís Nobre destaca a “necessidade de melhoria da rede viária interna do município e da criação de maior competitividade de áreas industriais” de Viana do Castelo, além da vontade antiga de se fazer uma travessia entre a Estrada Nacional (EN)203 – Deocriste e a EN 202 – Nogueira e o acesso rodoviário da zona industrial do Vale do Neiva ao nó da autoestrada A28.

O autarca socialista justificou aquele prazo para o arranque das duas operações, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a necessidade de ter “tempo suficiente para as executar”.

“O PRR tem de ser executado até março de 2026. Nós assumimos, contratualizámos com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) [a conclusão das obras] até dezembro de 2024. Destinámos dois anos para a execução, que é o mais sensato”, adiantou.

Segundo Luís Nobre, até dezembro de 2023 terão de estar cumpridas “todas as formalidades” exigidas às duas operações.

“Temos de as concluir até dezembro de 2024 e estamos a trabalhar nesse sentido. Já temos pareceres positivos de algumas entidades, não todas, mas estão aprovados os projetos base destas duas operações. Já iniciámos a fase do projeto de execução (...), já contratualizamos a avaliação de impacto ambiental. Estamos a trabalhar porque o prazo é curto”, sustentou.

A obra era há muito pedida, estava prevista no plano diretor municipal e vai agora sair do papel.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.