Massa de ar polar que chegou a Portugal é normal para a época? O que dizem os especialistas
Porto Canal
O país acordou esta quinta-feira sob o efeito de uma nova massa de ar polar que traz menos menos probabilidade de precipitação, céu limpo e temperaturas que poderão atingir valores negativos em vários pontos do país. Tendo sido já ativados planos de contigência em várias cidades para fazer face a estas condições meteorológicas, os especialistas lembram no entanto que esta é uma situação normal para a época.
Portugal continental regista entre quinta e sexta-feira temperaturas “ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano”, que podem chegar até aos -5°C no interior norte e centro, relata o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Para sexta-feira são esperadas temperaturas mínimas entre -5 e 0°C na generalidade do interior norte e centro, podendo “localmente ser registados valores inferiores”, estando também prevista a "formação de gelo ou geada, em especial no interior norte e centro, que poderá ter impacto significativo na circulação rodoviária”.
Através das redes sociais, o IPMA explica que esta massa de ar "é comum nos meses de inverno devido à dinâmica da atmosfera e aos fluxos resultantes da interação entre anticiclones e depressões típicos desta época". Designa-se por "massa de ar um extenso volume de ar com temperatura e humidade homogéneas. A sua formação ocorre quando o movimento desse volume de ar na atmosfera é muito lento, permitindo adquirir as características da região onde se formam", pode ser lido.
O Porto acordou mais frio esta quinta-feira e os portuenses, apesar do calor que os caracteriza, falam de um frio como já não se sentia há muito.
Ver esta publicação no Instagram