Depois de Afife, foram encontrados microplásticos nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, em Caminha

Depois de Afife, foram encontrados microplásticos nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, em Caminha
| Norte
Porto Canal

Depois de terem sido identificados os primeiros microplásticos na praia de Afife, em Viana do Castelo, foram agora encontrados também nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, avançou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) ao Porto Canal.

No final da semana passada começaram a chegar à costa espanhola, em quantidade, bolas de plástico dispersas, fora de sacos, com as organizações ambientais e os jornais locais a falarem em "invasão dos areais" por este material e em "areais pintados de branco". Não sendo biodegradáveis, estas pequenas bolas, com os anos, fragmentam-se em nanopartículas, microplásticos que entram na cadeia alimentar marinha.

Na passada quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional declarou à Lusa estar a monitorizar estas partículas tentando antecipar uma eventual deslocação para Portugal, e a preparar um plano de contingência para remover o material.

Ainda não foi confirmado, contudo, que o aparecimento destes microplásticos em Viana do Castelo estejam relacionados com o barco que perdeu em dezembro em águas portuguesas uma carga de 15 toneladas deste material.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.