Depois de Afife, foram encontrados microplásticos nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, em Caminha

Depois de Afife, foram encontrados microplásticos nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, em Caminha
| Norte
Porto Canal

Depois de terem sido identificados os primeiros microplásticos na praia de Afife, em Viana do Castelo, foram agora encontrados também nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, avançou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) ao Porto Canal.

No final da semana passada começaram a chegar à costa espanhola, em quantidade, bolas de plástico dispersas, fora de sacos, com as organizações ambientais e os jornais locais a falarem em "invasão dos areais" por este material e em "areais pintados de branco". Não sendo biodegradáveis, estas pequenas bolas, com os anos, fragmentam-se em nanopartículas, microplásticos que entram na cadeia alimentar marinha.

Na passada quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional declarou à Lusa estar a monitorizar estas partículas tentando antecipar uma eventual deslocação para Portugal, e a preparar um plano de contingência para remover o material.

Ainda não foi confirmado, contudo, que o aparecimento destes microplásticos em Viana do Castelo estejam relacionados com o barco que perdeu em dezembro em águas portuguesas uma carga de 15 toneladas deste material.

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Já há cinco praias no Norte com vigilância fora de época. Federação estende apelo a todo o país

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores insiste para que a vigilância nas praias se estenda para além da época balnear, em todo o país.