Depois de Afife, foram encontrados microplásticos nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, em Caminha

Depois de Afife, foram encontrados microplásticos nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, em Caminha
| Norte
Porto Canal

Depois de terem sido identificados os primeiros microplásticos na praia de Afife, em Viana do Castelo, foram agora encontrados também nas praias do Cabedelo e Forte do Cão, avançou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) ao Porto Canal.

No final da semana passada começaram a chegar à costa espanhola, em quantidade, bolas de plástico dispersas, fora de sacos, com as organizações ambientais e os jornais locais a falarem em "invasão dos areais" por este material e em "areais pintados de branco". Não sendo biodegradáveis, estas pequenas bolas, com os anos, fragmentam-se em nanopartículas, microplásticos que entram na cadeia alimentar marinha.

Na passada quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional declarou à Lusa estar a monitorizar estas partículas tentando antecipar uma eventual deslocação para Portugal, e a preparar um plano de contingência para remover o material.

Ainda não foi confirmado, contudo, que o aparecimento destes microplásticos em Viana do Castelo estejam relacionados com o barco que perdeu em dezembro em águas portuguesas uma carga de 15 toneladas deste material.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.