A um passo de arrancar, Linha Rubi promete unir ocidente de Porto e Gaia
Porto Canal
Já há data para a cerimónia de consignação da empreitada para a construção da Linha Rubi da Metro do Porto, que vai voltar a ligar Porto e Vila Nova de Gaia, entre a Casa da Música e Santo Ovídio. O evento acontece esta terça-feira, pelas 16h00, nas Caves Ferreira, e vai ser presidido pelo Primeiro-Ministro António Costa.
A cerimónia vai marcar o dia "um" da obra da Linha Rubi, que vai fechar o anel Sul da rede de metro, conectando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja à Linha Amarela, em Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia.
Ver esta publicação no Instagram
O traçado vai percorrer 6,4 quilómetros entre Porto e Gaia, ao longo de oito estações. No Porto nascem duas, a do Campo Alegre e da Casa da Música, e do lado de Vila Nova de Gaia irão aparecer mais seis, sendo elas a de Santo Ovídio, de Soares dos Reis, das Devesas, da Rotunda, do Candal e da Arrábida.
Além disso, a obra implica a construção de uma nova ponte sobre o Rio Douro. A nova travessia, exclusiva para o metro e a circulação pedonal e de bicicletas, vai chamar-se ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha.
Os trabalhos foram entregues ao consórcio Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e Contratas e o valor global da obra é de 435 milhões de euros, apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Ver esta publicação no Instagram