Requalificação de seis habitações marcam arranque da reabilitação do Morro da Lapa no Porto

Requalificação de seis habitações marcam arranque da reabilitação do Morro da Lapa no Porto
| Norte
Porto Canal

O conjunto de empreitadas no Morro da Lapa, com recurso a verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do Programa 1.º Direito, vai ter início com a requalificação de seis habitações.

“O investimento, de 429 mil euros, vai permitir a requalificação de seis habitações, de tipologia T1 e T2, dotando-as de condições adequadas às exigências da atualidade”, informou a Câmara do Porto em comunicado.
Os trabalhos vão estender-se, em fevereiro, ao longo da Rua Senhora da Lapa e também à Travessa Senhora da Lapa.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Vinte e quatro fogos, atualmente devolutos, na histórica zona da Lapa, no Porto, serão alvo de uma reabilitação, com vista ao reforço da oferta de habitação acessível na cidade. A empreitada, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Câmara do Porto, representará um investimento de três milhões de euros.

Os trabalhos irão desenrolar-se na Rua Senhora da Lapa, na Travessa Senhora da Lapa e na Rua da Glória, dando nova vida a um canto da Invicta que, embora, com localização privilegiada, “está esquecida pelos serviços camarários”, afirma quem aqui morou toda a sua vida. Os sinais do tempo não passam despercebidos e uma regeneração urbana é um desejo antigo, que poderá agora ganhar novo alento.

O Monte da Lapa forma um dos antigos “bairros operários” da cidade, que se desenvolveram com a industrialização desta zona no início do séc. XX e que ainda hoje subsistem, com casas degradadas e com um obsoletismo a que os moradores querem pôr fim.

+ notícias: Norte

Proteção Civil regista cerca de 750 ocorrências devido à chuva e mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as meia-noite de domingo e as 7 horas desta segunda-feira, 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes, a maioria inundações, sem causar vítimas.

Portugal sem registo de presença da vespa soror, diz Instituto de Conservação da Natureza e Florestas

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (INCF) disse esta segunda-feira que, até à data, não foi detetada a presença de vespa soror em Portugal, espécie invasora oriunda da Ásia que já foi encontrada nas Astúrias, em Espanha.

STCP planeia investir 109 milhões de euros nos próximos 10 anos

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) planeia investir um total de 109 milhões de euros até 2034, dos quais 88,3 na operação de autocarros, segundo o novo contrato de serviço público, consultou esta sexta-feira a Lusa.