Requalificação de seis habitações marcam arranque da reabilitação do Morro da Lapa no Porto

Requalificação de seis habitações marcam arranque da reabilitação do Morro da Lapa no Porto
| Norte
Porto Canal

O conjunto de empreitadas no Morro da Lapa, com recurso a verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do Programa 1.º Direito, vai ter início com a requalificação de seis habitações.

“O investimento, de 429 mil euros, vai permitir a requalificação de seis habitações, de tipologia T1 e T2, dotando-as de condições adequadas às exigências da atualidade”, informou a Câmara do Porto em comunicado.
Os trabalhos vão estender-se, em fevereiro, ao longo da Rua Senhora da Lapa e também à Travessa Senhora da Lapa.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Vinte e quatro fogos, atualmente devolutos, na histórica zona da Lapa, no Porto, serão alvo de uma reabilitação, com vista ao reforço da oferta de habitação acessível na cidade. A empreitada, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Câmara do Porto, representará um investimento de três milhões de euros.

Os trabalhos irão desenrolar-se na Rua Senhora da Lapa, na Travessa Senhora da Lapa e na Rua da Glória, dando nova vida a um canto da Invicta que, embora, com localização privilegiada, “está esquecida pelos serviços camarários”, afirma quem aqui morou toda a sua vida. Os sinais do tempo não passam despercebidos e uma regeneração urbana é um desejo antigo, que poderá agora ganhar novo alento.

O Monte da Lapa forma um dos antigos “bairros operários” da cidade, que se desenvolveram com a industrialização desta zona no início do séc. XX e que ainda hoje subsistem, com casas degradadas e com um obsoletismo a que os moradores querem pôr fim.

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.