Compras físicas e online em dezembro aumentaram 16% face a 2022

Compras físicas e online em dezembro aumentaram 16% face a 2022
| Economia
Porto Canal / Agências

A empresa de pagamentos SIBS afirmou esta quinta-feira que em dezembro passado as compras físicas e 'online' aumentaram 16% face a 2022, tendo havido subidas tanto nas compras em loja física, como nas digitais.

De acordo com a SIBS Analytics, no último mês de 2022, as compras 'online' aumentaram 37,9%, enquanto as compras em loja registaram uma subida de 12,5% face ao mesmo mês de 2022.

“O comércio online continua a registar uma trajetória de crescimento: os pagamentos online pesam já 18% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2023, mais três pontos percentuais do que no ano anterior”, refere a SIBS na análise divulgada esta quinta-feira.

Quanto ao consumo nos dias que antecederam o Natal, a SIBS apontou que os dias 21, 22 e 23 de dezembro “registaram um volume maior de operações”, com uma média diária de oito milhões de operações.

O pico de operações foi detetado às 12:13 de dia 23 de dezembro, com 393 transações por segundo.

Por categoria de produto, de acordo com a SIBS, os setores com maior crescimento no número de compras em dezembro face ao resto do ano foram casa e decoração (setor que cresceu 2,2 vezes), jogos e brinquedos (2,0 vezes), perfumaria e cosmética (1,9 vezes) e roupa e acessórios (1,8 vezes).

Também o número de compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro em dezembro cresceu, havendo um aumento de 11% em termos homólogos. No mesmo sentido, o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal subiu 23%.

As compras em loja através do serviço MB Way cresceram 1,8 vezes, enquanto as compras 'online' subiram 1,7 vezes face ao mesmo período.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.