Salário mínimo sobe 60 euros mas 'aumento real' representa menos de metade disso

Salário mínimo sobe 60 euros mas 'aumento real' representa menos de metade disso
| Economia
Porto Canal

O salário mínimo nacional em 2024 foi fixado em 820 euros, um aumento de 60 euros face aos 760 que estavam estabelecidos em 2023. Com a decisão de manter o salário mínimo isento de retenção na fonte, quanto vai ser o ganho real deste aumento?

Depois daquela que foi nomeada como uma 'marcha-atrás' pelos partidos da oposição, o Governo optou por manter a isenção de IRS para os trabalhadores que recebem o salário mínimo.

A 'Ernst&Young', a pedido do jornal Observador, apresentou simulações para diferentes cenários de forma a determinar quanto irão receber ao final do mês os portugueses que beneficiem deste aumento.

De acordo com a consultora, o ganho pode chegar aos 27 euros para um trabalhador dependente, solteiro e sem filhos. Nas mesmas condições mas com um filho, o ganho passa a ser 'nulo'.

Por sua vez, para trabalhadores dependentes, casados (dois titulares) e que tenham um ou dois filhos o ganho também será 'nulo'.

+ notícias: Economia

Marca romena lidera venda de carros em Portugal pela primeira vez este ano

A marca romena, do grupo Renault, foi quem mais carros vendeu em Portugal no mês de abril. A Dacia vendeu 1.484 novos veículos subindo ao pódio das vendas no quarto mês do ano. Em segundo lugar está a Mercedes-Benz, com 1.375 novas matrículas e no terceiro posto a Volkswagen, com 1.291 automóveis vendidos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.