Caos nas urgências de Penafiel. Idosa morre na maca enquanto aguardava por atendimento

Caos nas urgências de Penafiel. Idosa morre na maca enquanto aguardava por atendimento
| Norte
Porto Canal

Uma idosa, com cerca de 80 anos, com pulseira laranja, morreu, na noite desta terça-feira, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, enquanto aguardava por observação. 

A informação foi confirmada ao Porto Canal por Miguel Vasconcelos, Presidente do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.

O cenário tem sido caótico nesta unidade hospitalar que faz parte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (juntamente com o Hospital de São Gonçalo, em Amarante). 

De acordo com o que o Porto Canal conseguiu apurar, há mais de 77 doentes internados e nove ambulâncias retidas no hospital. Registam-se ainda 118 doentes por internar, avançou Miguel Vasconcelos.  

O tempo médio de espera para doentes com pulseira amarela é superior a cinco horas, sendo que para doentes urgentes (pulseira laranja) ascende às duas horas. 

De referir que a urgência do Hospital Padre Américo é a única com capacidade médico-cirúrgica do centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). 

+ notícias: Norte

Centro TUMO nasce em Matosinhos em setembro para formar jovens em robótica ou música

Um novo centro de tecnologias criativas TUMO vai abrir em setembro na região Norte, nomeadamente em Matosinhos, para formar, de forma gratuita, jovens em áreas como robótica, fotografia e ‘design’ gráfico, revelou esta segunda-feira o responsável pelo projeto.

Hospital de Gaia deteta presença de ‘legionella’ mas não há infetados

O Hospital de Gaia detetou a presença da bactéria ‘legionella’ em três pontos de água mas não há infetados e foi feita uma desinfeção total da rede de canalização, disse à Lusa fonte oficial.

Negociante de arte com pena de oito anos e meio por comercializar quadros falsos

Um negociante de arte foi condenado a oito anos e meio de prisão pelo Tribunal de Penafiel, por comercializar obras falsificadas de pintores conhecidos, pintadas por dois reclusos da prisão de Paços de Ferreira, que foram absolvidos.