Caos nas urgências de Penafiel. Idosa morre na maca enquanto aguardava por atendimento

Caos nas urgências de Penafiel. Idosa morre na maca enquanto aguardava por atendimento
| Norte
Porto Canal

Uma idosa, com cerca de 80 anos, com pulseira laranja, morreu, na noite desta terça-feira, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, enquanto aguardava por observação. 

A informação foi confirmada ao Porto Canal por Miguel Vasconcelos, Presidente do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.

O cenário tem sido caótico nesta unidade hospitalar que faz parte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (juntamente com o Hospital de São Gonçalo, em Amarante). 

De acordo com o que o Porto Canal conseguiu apurar, há mais de 77 doentes internados e nove ambulâncias retidas no hospital. Registam-se ainda 118 doentes por internar, avançou Miguel Vasconcelos.  

O tempo médio de espera para doentes com pulseira amarela é superior a cinco horas, sendo que para doentes urgentes (pulseira laranja) ascende às duas horas. 

De referir que a urgência do Hospital Padre Américo é a única com capacidade médico-cirúrgica do centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). 

+ notícias: Norte

PCP apresenta proposta para priorizar uso de aguardentes vínicas do Douro

O PCP apresentou, na quarta-feira, na Assembleia da República, um projeto de resolução que visa mitigar a acumulação de ‘stocks’ e valorizar o vinho do Porto, priorizando o uso de aguardentes vínicas do Douro.

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Incêndio habitacional faz sete desalojados em Penafiel

Um incêndio numa habitação em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, fez sete desalojados, sem provocar feridos, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.