13 horas de espera para doentes urgentes no Hospital de Penafiel no primeiro dia do ano

13 horas de espera para doentes urgentes no Hospital de Penafiel no primeiro dia do ano
| Norte
Porto Canal / Agências

Os tempos médios de espera para doentes urgentes ultrapassavam, às 11:00 de hoje, as 13 horas no hospital de Penafiel e as nove horas no Hospital Amadora-Sintra, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.

Os dados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado ilustra as pessoas que se encontram atualmente a aguardar atendimento, após triagem.

De acordo com os dados do Portal do SNS, consultados pela agência Lusa, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, distrito do Porto, o tempo de espera para doentes urgentes era de 13 horas e 26 minutos, quando o tempo recomendado é de 60 minutos, estando às 11:00 seis pessoas a aguardar com pulseira amarela.

No Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), o tempo de espera para doentes triados como urgentes (pulseira amarela) era de nove horas e 31 minutos, estando àquela hora 10 doentes em espera.

O tempo de espera no Hospital Santa Maria, em Lisboa, situava-se às 11:00 em seis horas e 23 minutos, com 17 pessoas triadas com pulseira amarela.

No serviço de urgência geral do Hospital São Bernardo, em Setúbal, o tempo de espera era de cinco horas e 40 minutos, com cinco doentes considerados urgentes.

No hospital Beatriz Ângelo o tempo de espera era de quatro horas e 32 minutos, estando 15 pessoas triadas como urgentes.

Em Viseu, no Hospital São Teotónio, o tempo de espera para doentes urgentes era de quatro horas e 12 minutos, com 15 doentes a aguardar atendimento, após triagem.

Hoje e na terça-feira estão abertos 187 centros de saúde para responder a situação de doença aguda não emergente, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde aconselha que, em caso de doença aguda não emergente, a utilização das alternativas disponíveis aos serviços de urgência, como os centros de saúde e os serviços digitais SNS 24, “contribui para diminuir a pressão sobre os serviços de emergência hospitalar, através de atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS”.

+ notícias: Norte

PSD de Matosinhos apresenta nova queixa à PSP por destruição de outdoors

A Comissão política do PSD de Matosinhos, apresentou, esta segunda-feira, mais uma queixa contra desconhecidos pela vandalização e corte de lonas expostas em outdoors, de acordo com o comunicado às redações.

Portugal sem registo de presença da vespa soror, diz Instituto de Conservação da Natureza e Florestas

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (INCF) disse esta segunda-feira que, até à data, não foi detetada a presença de vespa soror em Portugal, espécie invasora oriunda da Ásia que já foi encontrada nas Astúrias, em Espanha.

Nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres operacional nos próximos dias

A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.