Montenegro considera inquérito "excelente oportunidade" para fechar caso da sua habitação

Montenegro considera inquérito "excelente oportunidade" para fechar caso da sua habitação
| País
Porto Canal / Agências

O presidente do PSD considerou esta sexta-feira que o inquérito do Ministério Público sobre os benefícios fiscais na construção da sua casa em Espinho configuram uma "excelente oportunidade" para encerrar o assunto, reiterando não ter tido qualquer tratamento de favor.

Numa declaração escrita enviada à agência Lusa, Luís Montenegro lembra que, após a denúncia anónima, o Ministério Público era obrigado a abrir um inquérito, afirmando que "em boa hora o faz".

"Não conheço o teor da denúncia anónima, mas no pressuposto de se relacionar com a fiscalidade associada à construção da minha casa, será uma excelente oportunidade para que esse assunto se encerre definitivamente. Ademais, perante essa denúncia, não poderia o MP não abrir o inquérito", escreve o líder social-democrata.

Montenegro reitera não ter tido qualquer tratamento de favor ou praticado algum ato inadequado.

"Não tive nenhum tratamento diferente de qualquer outro cidadão na mesma situação. Não pratiquei nenhum ato ética ou legalmente desadequado. Tenho todo o interesse em que o assunto seja apreciado mas não me deixarei condicionar cívica e politicamente", salienta.

A terminar, o presidente do PSD afirma que irá continuar "a apresentar aos portugueses a Alternativa ambiciosa de que Portugal precisa".

"Sempre fui, sou e serei um cidadão completamente livre", conclui.

O Ministério Público do Porto abriu um inquérito aos alegados benefícios fiscais atribuídos à habitação em Espinho de Montenegro, no seguimento de uma denúncia anónima.

“Confirma-se a existência de inquérito que teve origem em denúncia anónima”, respondeu a Procuradoria-Geral da República (PGR) à agência Lusa após uma notícia avançada pela RTP.

O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, adianta a PGR, e “não tem arguidos” constituídos.

+ notícias: País

Federação apela à doação de sangue na época festiva face a baixas reservas

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira a todos os dadores saudáveis, nomeadamente os mais jovens, para doarem sangue entre o Natal e o Ano Novo, alertando para os baixos níveis das reservas nesse período.

Fernando Medina constituído arguido na operação Tutti Frutti. Antigo ministro ouvido a 10 de outubro

O socialista e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina foi ouvido pelo Ministério Público (MP) em outubro no âmbito da ‘Operação Tutti-Frutti’, na qual é arguido, segundo fonte judicial.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".