Federação apela à doação de sangue na época festiva face a baixas reservas

Federação apela à doação de sangue na época festiva face a baixas reservas
| País
Porto Canal / Agências

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira a todos os dadores saudáveis, nomeadamente os mais jovens, para doarem sangue entre o Natal e o Ano Novo, alertando para os baixos níveis das reservas nesse período.

“Com o inverno, o frio e as gripes, nesta altura do ano temos sempre uma baixa na reserva de sangue”, afirmou o presidente FEPODABES, Alberto Mota, citado em comunicado, no âmbito da campanha “DÊ SANGUE – A SUA AJUDA É UM VERDADEIRO PRESENTE”.

Alberto Mota salientou que “a dádiva de sangue é segura” e que estão elegíveis para dar sangue pessoas com mais de 18 anos, com mais de 50 quilogramas (kg) e saudáveis.

“Durante os próximos dias, a FEPODABES, além de distribuir cartazes, ‘flyers’ [panfletos, em tradução simples], terá a mesma campanha em vários ATM [rede multibanco] com o intuito de chamar atenção a todos para esta causa”, indicou o responsável.

A FEPODABES voltou a lembrar que são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias.

“O processo de recolha de sangue é um procedimento rápido, demorando cerca de 30 minutos, e pode ajudar a salvar várias pessoas, já que uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas”, acrescentou.

No final de outubro, a FEPODABES alertou que as reservas de sangue já estavam pouco acima de metade do que seria ideal.

“O ano de 2024 tem sido um ano muito atípico no que toca a manter as reservas de sangue em níveis satisfatórios”, revelou Alberto Mota, na altura.

Em declarações à Lusa, Aberto Mota explicou que uma “reserva estável tem de ter cerca de 10 mil unidades de sangue no Instituto Português de Sangue e da Transplantação”, o que não se verifica, estando “na casa das 5 mil, 6 mil unidades de sangue”.

Algumas das consequências das baixas reservas de sangue que o responsável antecipou para os próximos meses, e que “já se verificaram ainda há meia dúzia de meses”, passa pelo cancelamento de algumas intervenções cirúrgicas menos urgentes.

A informação sobre os locais oficiais de recolha de sangue está disponível em www.fepodabes.pt e no portal www.dador.pt.

A FEPODABES é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver uma atividade no âmbito da solidariedade social e humanitária no campo da dádiva benévola do sangue, promovendo a difusão da dádiva junto da população.

+ notícias: País

Parlamento da Madeira aprova moção de censura que faz cair Governo Regional

A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou esta terça-feira, por maioria, a moção de censura apresentada pelo Chega ao Governo Regional minoritário do PSD, liderado por Miguel Albuquerque, o que implica a queda do executivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.