Noite de passagem de ano sem chuva e com descida da temperatura no Norte

Noite de passagem de ano sem chuva e com descida da temperatura no Norte
| País
Porto Canal/Agências

A noite de passagem de ano em Portugal continental deverá ser sem precipitação, com a chuva a regressar às regiões Norte e Centro nos primeiros dias de 2024, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“A partir do final da tarde de dia 31, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, sendo esperada uma noite de passagem de ano sem precipitação, embora com céu muito nublado principalmente na região Norte”, pode ler-se informação disponibilizada esta sexta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alertou, no entanto, que esta situação meteorológica “tem alguma incerteza associada”.

O instituto apontou, na informação válida entre 29 de dezembro e 2 de janeiro, para uma “região anticiclónica localizada sobre o Atlântico, a estender-se em crista em direção à Península Ibérica, e uma depressão em fase de cavamento em direção às ilhas Britânicas, irão condicionar o estado do tempo em Portugal continental”.

Entre 29 e 31 de dezembro, estão previstos períodos de chuva, que será em geral fraca, nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral.

Na região Sul, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, com exceção da tarde e início da noite de dia 29, em que os valores de probabilidade de ocorrência se situam entre 40 a 70%, em especial no litoral oeste, detalhou o IPMA.

No primeiro dia de 2024, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se no dia 2 de janeiro às restantes regiões do Norte e Centro.

O IPMA adiantou ainda que a temperatura máxima irá manter-se sem grandes variações, com valores a variar entre 13 e 17°C no litoral e entre 9 e 12°C no interior.

Os valores da temperatura mínima, que se mantêm sem grandes alterações até dia 30, irão variar entre 2 e 12°C, sendo os valores mais altos esperados no litoral Norte. Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro espera-se uma pequena descida da temperatura mínima que se registará primeiro no litoral Norte e depois no restante território, prevendo-se valores de temperatura mínima próximos de 0°C nas regiões do interior Norte e Centro.

No dia 2 prevê-se uma nova subida dos valores da temperatura mínima e máxima, que será mais significativa nos distritos do interior, frisou ainda o instituto.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Norte e Centro na tarde de dia 30 de dezembro e dos dias 1 e 2 de janeiro, rodando temporariamente para oeste/noroeste no dia 31 de dezembro, acrescentou.

O IPMA colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo no último dia de 2023 devido à agitação marítima, devido a “ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa”.

Este alerta é válido entre as 6h00 e as 18h00 de 31 de dezembro.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.