Metro do Porto divulga novas imagens da construção da Linha Rosa

Metro do Porto divulga novas imagens da construção da Linha Rosa
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto divulgou novas imagens da construção da estação Galiza, que faz parte da futura Linha Rosa.

“Prossegue a construção da estação que vai ter 34 metros de largura e cerca de 20 metros de altura”, escreve a empresa através de uma publicação nas redes sociais.

 

Além das novas imagens a Metro do Porto usa um dos edifícios que marca a panorâmica da cidade para uma analogia. “A Torre dos Clérigos, desde que estendida na superfície, cabe dentro desta estação com 120 metros de comprimento entre túneis”, pode ler-se.

A Linha Rosa vai criar uma “via directa da Boavista à Baixa, ligando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, na Casa da Música, à Linha Amarela, na Estação de S. Bento. A Linha Rosa vai mudar as zonas da Galiza e do Hospital de Santo António, servindo pólos de saúde, ensino, cultura e artes, chegando, a walking distances, ao CMIN, ao Palácio de Cristal, a Miguel Bombarda e às Faculdades do Campo Alegre”, refere a Metro no seu ‘website’.

O projeto da Linha Rosa é financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, num investimento de 246 milhões de euros. Os custos subiram cerca de 30%, face ao inicialmente previsto, devido à guerra na Ucrânia (que é um dos grandes produtores mundiais de aço) e da inflação.

+ notícias: Porto

Piscina da Constituição no Porto reaberta após encerramento para análises “regulares”

A Piscina da Constituição, no Porto, cujo tanque de 25 metros estava encerrado há vários dias para as “regulares e obrigatórias análises e monitorização da qualidade das águas”, informou esta segunda-feira os seus utilizadores que já se encontra em funcionamento.

Receita de taxa turística do Porto aumenta 54,5% em 2025 para 32,3 milhões de euros

A receita da Taxa Municipal Turística do Porto de 2025 foi 32,3 milhões de euros, um aumento de 54,5%, face a 2024, ano em que se cifrou em 20,9 milhões de euros.

Câmara do Porto com 10 mil respostas a inquérito sobre serviços do Gabinete do Munícipe

A Câmara do Porto recebeu mais de 10 mil respostas a um inquérito sobre os serviços do Gabinete do Munícipe e que serão consideradas no futuro Plano Municipal de Transformação Digital.