Metro do Porto atinge número histórico de validações durante um ano

Metro do Porto atinge número histórico de validações durante um ano
| Porto
Porto Canal

O total de validações no Metro do Porto atingiu um “novo máximo histórico para um período de 12 meses consecutivos”, escreve, esta sexta-feira, o Jornal de Notícias, que cita os dados da empresa de transportes.

Segundo a mesma fonte, de março de 2023 a fevereiro de 2024 verificaram-se 80.9 milhões de validações, sendo que 13.634.205 foram averiguadas em janeiro e fevereiro do presente ano e as demais 67.298.204 entre março a dezembro do ano transato.

Os dias de maior procura por aquele meio de transporte foram registados em dias de jogos da Liga dos Campeões, disputados no Estádio do Dragão, na noite de S. João e na semana da Queima das Fitas do Porto.

Além disso, o diário informa que o troço comum entre a estação da Senhora da Hora e Campanhã foi aquele onde se constou mais de metade das validações, com 41.255.429.

Relativamente, às linhas de metro, os dados da Metro do Porto revelam que a Amarela contou com a maior afluência de passageiros num ano, ou seja, 24.895.524. Depois, surge a linha Vermelha, com 4.138.530 validações, segue-se a Azul, que totalizou 4.106.467 validações, de seguida a Verde, que atingiu 2.863.613 validações, a Laranja, com 2.428.330, e por último, a Violeta perfazendo um total de 1.244.515 validações.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Dia da Luta contra a Homofobia no Porto. Comissão critica autarquia por não convidar associações

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ criticou esta quinta-feira a Câmara do Porto por não convidar as associações a participarem nas iniciativas do Dia da Luta contra a Homofobia, mas autarquia assegura que convite foi enviado quarta-feira.

Limpeza de dívida ajuda Metro do Porto a candidatar-se a fundos europeus

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, considerou esta quinta-feira que com a 'limpeza' da dívida da Metro do Porto e perda de posição na empresa, a AMP ajuda a transportadora a candidatar-se a fundos europeus.