Porto quer entregar distinção dedicada esta quarta-feira à covid-19 "sempre que se justifique"

Porto quer entregar distinção dedicada esta quarta-feira à covid-19 "sempre que se justifique"
| Porto
Porto Canal / Agências

A cidade do Porto quer passar a atribuir a Distinção de Mérito Ricardo Jorge, entregue esta quarta-feira a personalidades, instituições e empresas que se destacaram no combate à covid-19, "sempre que se justifique", anunciou o presidente da câmara.

"Esta cerimónia é também um elogio ao país, e um elogio à solidariedade e à resiliência que os portugueses revelaram nesta adversidade", disse Rui Moreira no seu discurso de atribuição das novas distinções, que decorreu esta quarta-feira na Casa da Música.

Para Rui Moreira, "não teria sentido esta homenagem durante a pandemia", nem fazer a cerimónia num "tempo de medo", assinalando ainda que decorreu no terceiro aniversário da primeira aplicação de uma vacina contra a covid-19, ao infecciologista António Sarmento, do Hospital São João, no Porto.

No futuro, Rui Moreira anunciou que o município quer passar a atribuir a distinção Ricardo Jorge "sempre que se justifique".

"Pretendemos, deste modo, reconhecer e valorizar pessoas, individuais e coletivas, que se distingam pelo altruísmo cívico, pelo espírito de missão, e pela capacidade de iniciativa em prol da comunidade e do bem comum", justificou o autarca.

Entre os 63 homenageados na cerimónia desta quarta-feira, um dos que tomou a palavra foi o antigo coordenador da 'task-force' de vacinação contra a covid-19, almirante Gouveia e Melo, que além de saudar os profissionais de saúde e o comportamento dos portugueses, vincou o papel dos autarcas durante o processo de vacinação.

"Nós 'franchisámos' o processo aos autarcas. Os autarcas foram verdadeiramente os 'franchisados' deste processo de vacinação. Tomaram em mãos o processo e ajudaram imenso o Serviço Nacional de Saúde e o sistema de saúde a conseguir fazer o processo de vacinação", destacou.

Entre os homenageados figuraram ainda, precisamente António Sarmento, a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 em Portugal, e o médico António Araújo que, na altura da pandemia, presidia à Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Também Alexis Tam, que foi o elo de ligação entre o Porto e Shenzen (China) na importação de ventiladores daquele país para o hospital de São João, foi agraciado.

Os distinguidos receberam uma peça de design da autoria de Eduardo Aires, designer responsável pela identidade gráfica do Município do Porto.

O nome do prémio, Ricardo Jorge, é um tributo a um “grande médico” da cidade do Porto que combateu uma peste.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.