Ponte Dona Maria Pia relembrada por Museu de Orsay, em Paris, no centenário da morte de Gustave Eiffel

Ponte Dona Maria Pia relembrada por Museu de Orsay, em Paris, no centenário da morte de Gustave Eiffel
| Porto
Porto Canal

Esta quarta-feira, dia 27 de dezembro, assinala-se o centenário da morte de Gustave Eiffel, o “construtor de pontes”. A data está a ser assinalada pelo Museu de Orsay, em Paris, que relembra alguma das suas obras, como a construção da Ponte Dona Maria Pia, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia.

“O Museu de Orsay comemora o centenário da morte deste grande engenheiro com a exposição "Gustave Eiffel, construtor de pontes". Foi a construção de pontes metálicas que lhe deu a oportunidade de se destacar na França e no exterior, escreveu a organização nas suas redes sociais.

A ponte centenária que liga Porto e Vila Nova de Gaia assinalou em novembro 146 anos da inauguração. O Jornal de Notícias avançou, à data do aniversário, que a promotora Margem a Margem, SA, que já tinha apresentado um projeto em 2018, apresentava agora um novo deixando de fora a adaptação do antigo ramal da Alfândega, já que o ramal está a ser alvo de um protocolo entre a Câmara do Porto e a IP. O novo projeto da promotora centra-se na ponte e no acesso ao parque Maria Pia, em Vila Nova de Gaia. A reabilitação, escreveu o jornal, teria um custo “entre os três e os quatro milhões de euros”.

A IP – Infraestruturas Portugal, gestora da ponte, afirmou ao Porto Canal que não há nenhum projeto aprovado para esta ponte. Ainda assim, a Câmara Municipal do Porto apresentou em outubro um estudo para reativar o Ramal de Alfandega e IP avançou que “será também avaliada a utilização da ponte” e que esta avaliação “terá que ser conjuntamente, além da IP, com a autarquia de Gaia e Porto”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Musée d'Orsay (@museeorsay)

 

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).