Idas às urgências disparam por casos de Gripe A. No São João aumento é de 10%

Idas às urgências disparam por casos de Gripe A. No São João aumento é de 10%
| Porto
Porto Canal/Agências

As idas às urgências aumentaram depois do Natal. Segundo o Diretor da Unidade Autónoma de Gestão do Hospital de São João, Nelson Pereira Portugal enfrenta “uma fase de pico e aceleração significativa de incidência de Gripe A”, que, neste momento, é responsável pelo “crescimento de 10%” de doentes nas urgências nos últimos dois dias.

“A maior parte das pessoas que nos procuram estão com queixas respiratórias e isso traduz-se numa grande pressão com alguma dilatação do tempo de espera, porque o número de doentes é mais significativo”, revela o profissional de saúde confessando também que o "dia 26 é o dia do ano com mais episódios de urgência". 

De uma forma geral, Nelson Pereira evidencia que “a gravidade destes quadros respiratórios associados à gripe A não é muito significativa”.

Recorde-se que os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região do Porto variavam às 22h00 desta terça-feira entre as quase seis horas no Hospital Santo António e as três horas no Hospital S. João.

De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, consultados pela agência Lusa, na região do Porto, no Hospital S. João, o tempo médio de espera é de 1 hora e 57 minutos para doentes muito urgentes, encontrando-se quatro pessoas com pulseira laranja e de 3 horas e 11 minutos para doentes urgentes, encontrando-se 37 pessoas com pulseira amarela. Na urgência pediátrica, o tempo de espera para doentes urgentes é de 1 hora e 49 minutos (13 pessoas).

No Hospital Santo António, o tempo de espera para doentes urgentes é de 4 horas e 55 minutos encontrando-se à espera 28 pessoas, enquanto no Pedro Hispano, em Matosinhos, o tempo de espera para doentes urgentes é de 5 horas e 48 minutos (15 pessoas).

No Hospital Eduardo Santos Silva, Vila Nova de Gaia, estavam à espera na urgência polivalente 47 pessoas com pulseira amarela, com tempo de espera de 3 horas e 11 minutos, enquanto a urgência pediátrica tinha seis doentes urgentes com um tempo de espera de 1 hora e 36 minutos.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).