“Sinto-me privilegiado”. Pepe na defesa em campo e na saúde

“Sinto-me privilegiado”. Pepe na defesa em campo e na saúde
| Desporto
Maria Leonor Coelho

Pepe vai dar nome e apoiar no valor de 18.000 euros uma bolsa de investigação que tem como objetivo estimular o "talento científico" no setor da saúde. Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o capitão portista revela como surgiu a oportunidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Foi em conversa com o Dr. Fernando Schmitt, ele apresentou-me a ideia do RISE (laboratório associado) e então fiquei logo apaixonado e disponibilizei-me a cem por cento para poder ajudar”, começa por contar.

O jogador de 40 anos olha para a sua iniciativa como um “grãozinho de areia, uma oportunidade para incentivar outros atletas que possam seguir esse meu exemplo e outras pessoas com capacidade financeira para dar o seu contributo numa área tão importante como a da saúde”.

“Eu acho que este trabalho conjunto é um trabalho super importante para poder dar o seu contributo a vários laboratórios, para poder ajudar uma área tão importante e de poder trazer os melhores para cá, para Portugal”, revela o número 3 dos ‘Dragões’.

A Bolsa Pepe, que terá a duração de 12 meses, pretende criar “linhas de investigação vinculadas com as ciências cardiovasculares, oncologia, doenças inflamatórias e degenerativas, políticas de saúde, tecnologia e transformação digital, assim como saúde comunitária e desafio sociais”.

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), pela equipa de investigadores do RISE, o primeiro grande laboratório associado dedicado à investigação clínica e de translação em Portugal.

Questionado pelo Porto Canal se pretende renovar a bolsa findos 12 meses, o defesa central dos ‘Azuis e Brancos’ esclarece que este projeto é apenas “um ponto de partida” e que o objetivo passa por dar continuidade à investigação, a fim de levá-la a bom porto.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".