Comboio de Natal a vapor regressa sábado entre Porto e Ermesinde

Comboio de Natal a vapor regressa sábado entre Porto e Ermesinde
| Porto
Porto Canal / Agências

O Comboio de Natal a vapor vai voltar a circular entre o Porto e Ermesinde, em Valongo, a partir de sábado, com viagens aos fins de semana até 7 de janeiro, de acordo com a CP - Comboios de Portugal.

Segundo um comunicado da CP, o comboio histórico será iluminado a propósito das festividades do Natal, e circulará entre as estações de Porto - São Bento e Ermesinde (Valongo, distrito do Porto).

As viagens estão previstas para os dias 16, 17, 23 e 30 de dezembro de 2023, bem como de 6 e 7 de janeiro, com partidas de São Bento às 15h03 e 19h55, e de Ermesinde às 16h40 e 21h25.

A iniciativa, uma parceria entre a CP e a Câmara de Valongo, conta ainda com animação especial a bordo, bem como doces típicos de Valongo, e os passageiros poderão visitar a Aldeia de Natal, em Ermesinde, que conta com a maior árvore de Natal do país, segundo a autarquia valonguense.

O comboio, com capacidade para 254 passageiros, conta com a locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Sohn na Alemanha, e pelas carruagens históricas ACDt 484 e ACDt 481, produzidas pela Nicaise&Delcuve na Bélgica, e CTF 5511, CTF 5513 e CTF 2282, construídas em Portugal.

No domingo, a viagem das 19h55 contará com a presença do presidente da CP, Pedro Moreira, e do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Os bilhetes estão disponíveis ao público e incluem acesso gratuito aos comboios urbanos do Porto no dia da viagem.

+ notícias: Porto

Obras de 3,5 milhões de euros fecham Mosteiro de São Bento da Vitória no Porto até junho

O Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, encerrou na terça-feira para obras de requalificação, previstas até junho, num investimento aproximado de 3,5 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o Teatro Nacional São João (TNSJ).

Grupo de trabalho estuda portagens ou proibição de pesados na VCI no Porto

Um grupo de trabalho do Conselho Metropolitano do Porto está a estudar a possibilidade de cobrar portagens a pesados ou proibir a sua passagem na VCI para complementar a isenção de portagens na CREP, revelou Pedro Duarte.

Câmara do Porto aprova redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

A Câmara do Porto aprovou esta quarta-feira, com a abstenção do vereador do Chega, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).