Comboio de Natal a vapor regressa sábado entre Porto e Ermesinde

Comboio de Natal a vapor regressa sábado entre Porto e Ermesinde
| Porto
Porto Canal / Agências

O Comboio de Natal a vapor vai voltar a circular entre o Porto e Ermesinde, em Valongo, a partir de sábado, com viagens aos fins de semana até 7 de janeiro, de acordo com a CP - Comboios de Portugal.

Segundo um comunicado da CP, o comboio histórico será iluminado a propósito das festividades do Natal, e circulará entre as estações de Porto - São Bento e Ermesinde (Valongo, distrito do Porto).

As viagens estão previstas para os dias 16, 17, 23 e 30 de dezembro de 2023, bem como de 6 e 7 de janeiro, com partidas de São Bento às 15h03 e 19h55, e de Ermesinde às 16h40 e 21h25.

A iniciativa, uma parceria entre a CP e a Câmara de Valongo, conta ainda com animação especial a bordo, bem como doces típicos de Valongo, e os passageiros poderão visitar a Aldeia de Natal, em Ermesinde, que conta com a maior árvore de Natal do país, segundo a autarquia valonguense.

O comboio, com capacidade para 254 passageiros, conta com a locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Sohn na Alemanha, e pelas carruagens históricas ACDt 484 e ACDt 481, produzidas pela Nicaise&Delcuve na Bélgica, e CTF 5511, CTF 5513 e CTF 2282, construídas em Portugal.

No domingo, a viagem das 19h55 contará com a presença do presidente da CP, Pedro Moreira, e do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Os bilhetes estão disponíveis ao público e incluem acesso gratuito aos comboios urbanos do Porto no dia da viagem.

+ notícias: Porto

PSP proíbe manifestação pelo direito ao espaço público no Porto

Uma manifestação agendada para este sábado no Porto para reclamar o direito ao espaço público, em que compareceram cerca de 50 crianças, jovens e adultos, foi proibida porque a PSP alegou “conflitos com “liberdade de circulação com demais cidadãos".

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.