83 milhões de euros e seis anos de obras depois, Linha do Minho está mais rápida 11 minutos

83 milhões de euros e seis anos de obras depois, Linha do Minho está mais rápida 11 minutos
| Norte
Porto Canal

83,2 milhões de euros da Infraestruturas de Portugal (IP) depois, alocados às obras da Linha do Minho entre janeiro de 20217 e maio deste ano, deram em resultado uma melhoria da ligação Porto-Valença em 11 minutos. As contas foram feitas pelo jornal especializado Dinheiro Vivo, que descreve frustração e falha nas expectativas a toda a linha.

Trocar comboios a diesel por elétricos, introduzir sinalização eletrónica e uniformizar as plataformas das estações foram os principais objetivos da IP com as obras planeadas para a Linha do Minho. Mas os resultados práticos teimam em chegar.

Uma viagem de ida e volta entre Porto e Valença demorava duas horas em 2015. Agora, a viagem leva 1h49 minutos, um ganho de 11 minutos. Nos apeadeiros de Afife, Âncora-Praia e Moledo do Minho, a locomotiva e as três carruagens que a acompanham não cabem nos 80 metros de comprimento das plataformas. Em Barroselas, por conta da diferença de alturas da plataforma e do comboio, é necessário um escadote para subir ou descer a bordo. Em Vila Nova de Cerveira, o Intercidades fica com várias composições de fora da estação

 

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.