83 milhões de euros e seis anos de obras depois, Linha do Minho está mais rápida 11 minutos

83 milhões de euros e seis anos de obras depois, Linha do Minho está mais rápida 11 minutos
| Norte
Porto Canal

83,2 milhões de euros da Infraestruturas de Portugal (IP) depois, alocados às obras da Linha do Minho entre janeiro de 20217 e maio deste ano, deram em resultado uma melhoria da ligação Porto-Valença em 11 minutos. As contas foram feitas pelo jornal especializado Dinheiro Vivo, que descreve frustração e falha nas expectativas a toda a linha.

Trocar comboios a diesel por elétricos, introduzir sinalização eletrónica e uniformizar as plataformas das estações foram os principais objetivos da IP com as obras planeadas para a Linha do Minho. Mas os resultados práticos teimam em chegar.

Uma viagem de ida e volta entre Porto e Valença demorava duas horas em 2015. Agora, a viagem leva 1h49 minutos, um ganho de 11 minutos. Nos apeadeiros de Afife, Âncora-Praia e Moledo do Minho, a locomotiva e as três carruagens que a acompanham não cabem nos 80 metros de comprimento das plataformas. Em Barroselas, por conta da diferença de alturas da plataforma e do comboio, é necessário um escadote para subir ou descer a bordo. Em Vila Nova de Cerveira, o Intercidades fica com várias composições de fora da estação

 

+ notícias: Norte

Queda de árvore de grandes dimensões condiciona trânsito em avenida de Fafe

A queda de uma árvore de grande porte condicionou o trânsito na manhã deste sábado na Avenida de São Clemente, em Fafe, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.

Ponte Maria Pia não vai abrir… “se depender da câmara de Gaia”

Eduardo Vítor Rodrigues afirma que "se depender da Câmara de Gaia a ponte Maria Pia, que foi deixada ao abandono pelo Estado, não abre".

Líderes dos partidos em ações de campanha e comícios pelo Norte do país

Os líderes dos principais partidos concorrentes às eleições legislativas vão este sábado dedicar-se sobretudo a ações de contacto com população e comícios pelo país, no fim de semana em que a campanha chega a meio.