Condutores apanhados pela GNR com drogas aumentaram e com álcool diminuíram este ano

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- A GNR detetou 56 condutores a conduzirem sob o efeito de drogas no primeiro semestre do ano, mais 12 do que em igual período de 2013, indicou hoje a corporação.

Já os condutores apanhados com o excesso de álcool nos seis primeiros meses do ano desceu, tendo a GNR multado 11.711 automobilistas por terem uma taxa de álcool superior ao permitido por lei, menos 3.897 do que em igual período de 2013, segundo a GNR, que realiza, na madrugada de domingo, uma operação para fiscalizar a condução sob influencia de álcool e droga.

Os dados mostram ainda que a GNR detetou, no primeiro semestre do ano, 4.603 condutores com uma taxa de álcool igual ou superior a 1,20 gramas por litro no sangue, considerada crime, uma redução de 25,8 por cento em relação ao mesmo período de 2013, quando foram apanhados 6.211 automobilistas.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana destaca a "mudança positiva no comportamento dos condutores" no que toca à condução sob efeito de álcool.

A GNR realiza, entre as 00:00 e as 07:00 de domingo, a "Operação Baco", que tem como objetivo fiscalizar a condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas e o combate à criminalidade.

Para a operação vão estar mobilizados 954 militares da GNR, que vão realizar 386 ações de fiscalização "direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, sobretudo nos acessos a estabelecimentos de diversão noturna, e onde existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal", adianta a corporação.

Durante a Operação, será realizada na zona de Albufeira uma ação conjunta com elementos da Associação Nacional de Bebidas Espirituosas (ANEBE) no sentido de premiar os condutores, com idades entre os 18 e os 30 anos, que conduzam sem álcool.

CMP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.