Notícia Porto Canal. Pedro Nuno Santos já elegeu 57 delegados no distrito do Porto contra 14 de José Luís Carneiro
João Pereira
Eleições estão marcadas apenas para a próxima sexta-feira, dia 15, e sábado, dia 16, mas nos locais onde não houve apresentação de mais nenhuma lista, Pedro Nuno Santos está em vantagem.
Segundo os dados a que o Porto Canal teve acesso, entre 273 delegados que a Federação Distrital do Porto do PS vai eleger ao Congresso Nacional de 6 e 7 de janeiro, Pedro Nuno Santos já conseguiu eleger 57 contra apenas 14 de José Luís Carneiro, um dos adversários na corrida à liderança do partido.
O resultado não deixa de ser surpreendente, uma vez que ainda não houve eleições mas nas seções ou concelhias onde só houve apresentação de uma lista os delegados podem considerar-se eleitos. Assim, no distrito onde nasceu e na Federação do Porto do PS, que chegou a liderar, José Luís Carneiro só conseguiu eleger 14 delegados ao Congresso Nacional, nos locais onde apresentou listas.
Pedro Nuno Santos foi o único a apresentar listas em secções que correspondem a 318 delegados, cerca de 23% do total de delegados e José Luís Carneiro apresentou listas para 52 delegados, cerca de 4% do total de delegados a eleger.
O Porto Canal sabe também que falta ainda o apuramento de entrega de listas nos Açores, Federação Regional do Oeste, Europa e Fora da Europa, entre mais de 1400 delegados a eleger.
Os delegados ao Congresso das várias federações distritais do PS são eleitos pelo sistema proporcional e o método da média mais alta de Hondt, com base em listas suportadas em moções políticas.
As moções ao XXIV Congresso Nacional só serão apresentadas, discutidas e votadas se forem subscritas por 10% dos delegados eleitos.
As eleições internas para Secretário-Geral do PS, delegados ao XXIV Congresso Nacional e presidente e Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas (MS-ID) realizam-se nos dias 15 e 16 de dezembro.