Universitários do Porto são mais dependentes do jogo que resto dos portugueses, revela estudo

Universitários do Porto são mais dependentes do jogo que resto dos portugueses, revela estudo
| Porto
Porto Canal

Mais de metade dos estudantes universitários da Universidade do Porto, que responderam a um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), já apostaram a dinheiro, avança o Jornal de Notícias. Os valores são “superiores à estimativa da Organização Mundial de Saúde de 5,8% para a prevalência de distúrbios do jogo em adultos”, refere o estudo da FMUP onde 746 dos 1123 inquiridos aponta que já apostou a dinheiro e metade desses revela que já apostou entre um e cem euros.

Os jogos online, videojogos, raspadinhas, apostas desportivas, lotarias e testes de inteligência por dinheiro são os preferidos dos universitários do Porto. O estudo da Faculdade de Medicina revela que 19,7% tem a possibilidade de apresentar uma dependência de jogo, sendo que 16,6% podem ser jogadores patológicos.

De acordo com o estudo, 16,2% crê que a pandemia de covid-19 afetou os hábitos de jogo. Os valores são superiores “ao contexto adulto português de 2016”, quando 1,2% eram prováveis apostadores patológicos.

De acordo com o estudo as “estimativas são preocupantes porque provêm de uma faixa etária mais jovem, com maior alfabetização e origem predominantemente de classe média. Isso pode indicar que este é um grupo vulnerável com implicações futuras”, cita o jornal.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).