PSP reforça policiamento nas zonas comerciais

PSP reforça policiamento nas zonas comerciais
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| País
Porto Canal / Agências

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar até 21 de dezembro o policiamento de proximidade nas zonas comerciais e o contacto com comerciantes visando a prevenção da criminalidade.

Em comunicado, a PSP adianta que a operação “Montra Segura – Na segurança não há saldos”, que está inserida no programa “Comércio Seguro”, vai decorrer em todo o país, tem um caráter preventivo e visa reforçar o policiamento nas zonas comerciais mais propícias à prática de crimes contra a propriedade (furtos e roubos).

No âmbito da operação, esta polícia vai fazer diversas ações de sensibilização e contactos individuais de prevenção criminal junto dos comerciantes, dando conselhos de prevenção da prática de crimes em espaços comerciais, e ainda de medidas de proteção dos próprios estabelecimentos comerciais.

A PSP vai realizar ainda uma campanha de informação/sensibilização nas suas redes sociais sobre o programa “Comércio Seguro”, quais os seus objetivos e principais conselhos de prevenção da prática de crimes contra a propriedade e medidas de (auto)proteção.

No ano passado, a PSP realizou 1.886 ações de sensibilização/formação e 9.006 contactos individuais de prevenção criminal junto de comerciantes.

A PSP aconselha os comerciantes a criar uma rede de proteção com os estabelecimentos vizinhos, informar a polícia de todas as atividades suspeitas que tenham verificado, instalar alarmes de intrusão e sistemas de videovigilância, com gravação 24 horas por dia e colocar cartazes e/ou dísticos a anunciar os meios de vigilância como forma de dissuasão de furtos.

Aconselha igualmente o uso de cofre para guardar quantias monetárias mais avultadas e objetos valiosos, colocação de grades de proteção em montras e portas e reforço de fechaduras e apostar numa forte iluminação interior e exterior do estabelecimento.

+ notícias: País

Terça-feira de sorte? Eis a chave milionária do Euromilhões 

Já é conhecida a chave do sorteio do Euromilhões desta terça-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.