Corrida aos centros comerciais intensifica trânsito no Porto durante fim de semana prolongado

Corrida aos centros comerciais intensifica trânsito no Porto durante fim de semana prolongado
| Porto
Porto Canal

Faltam menos de três semanas para o Natal e este fim de semana prolongado será marcado pela corrida dos portuenses aos centros comerciais. Depois da Black Friday, os dois fins de semana prolongados do mês de dezembro – de 1 a 3 e de 8 a 10 de dezembro – são os dias preferidos dos portugueses para viajar ou para comprar as últimas prendas de Natal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O trânsito na cidade do Porto já é caótico, mas se juntarmos um fim de semana de três dias e mau tempo, a realidade fica claramente pior. No último mês do ano, é sempre altura de olhar para a carteira e fazer contas ao orçamento. Segundo dados de um inquérito do Observador Cetelem, em média, o valor que os portugueses irão gastar no Natal ficar-se-á pelos 215 euros, o mais baixo dos últimos três anos.

Apesar do estudo indicar que os portugueses estão, no geral, mais poupados e não planeiam abrir os “cordões à bolsa” neste Natal, gastando em média menos 24 euros do que no ano passado, e menos 84 euros do que em 2021, as viagens até aos centros comerciais acontecem de igual forma, mesmo que seja para comprar menos.

Com a aproximação do Natal, a AEP fica ainda mais “problemática”. O percurso até ao NorteShopping é feito em modo “para, arranca” e arranjar um lugar de estacionamento no interior do centro comercial é um verdadeiro milagre ao fim de semana.

Apesar das compras online terem cada vez mais adeptos, o estudo indica que as lojas físicas continuam a ser as preferidas dos consumidores. Ver pessoalmente e experimentar ainda é tendência no que toca às prendas de Natal. Maior parte dos portugueses preferem enfrentar grandes filas de trânsito e multidões para conseguirem a prenda de Natal perfeita.

+ notícias: Porto

Jovem detido na Pasteleira com 850 doses de droga fica em preventiva

Um jovem, de 24 anos, detido na sexta-feira por alegado tráfico de droga no bairro da Pasteleira Nova, no Porto, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, informou hoje o Comando Metropolitano do Porto da PSP.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.