É oficial. Marcelo carimba demissão de Costa

É oficial. Marcelo carimba demissão de Costa
Foto: Miguel Nogueira | CM Porto
| País
Porto Canal / Agências

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta quinta-feira o decreto de demissão do Governo, que entrará em vigor na sexta-feira, momento a partir do qual o executivo ficará a estar limitado a atos de gestão.

"Na sequência e por efeito do pedido de demissão do primeiro-ministro, o Presidente da República decretou hoje, nos termos da Constituição, a demissão do Governo, com efeitos a partir de amanhã, 8 de dezembro", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Na mesma nota é referido que "após a sua demissão, o Governo limitar-se-á à prática dos atos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos", conforme estabelece a Constituição, no artigo 186.º, n.º 5.

Esta formalização acontece um mês depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter apresentado a sua demissão ao Presidente da República, em 7 de novembro, que a aceitou de imediato e, consecutivamente, decidiu dissolver o parlamento e marcar eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

+ notícias: País

Desconvocada greve dos trabalhadores da IP

A greve dos trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária da Infraestruturas de Portugal (IP) prevista para as próximas terça e quinta-feira foi desconvocada, anunciou este sábado a empresa.

Últimos seis finalistas do Festival da Canção são escolhidos este sábado

A escolha do representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio na Suécia, continua este sábado, na segunda semifinal do 58.º Festival da Canção na qual serão apurados os últimos seis finalistas do concurso.

Ferido grave após colisão rodoviária em Amarante

Duas pessoas ficaram feridas, ao início da manhã deste sábado, na sequência de uma colisão rodoviária entre um veículo ligeiro de passageiros e outro de mercadorias na Nacional 15 em Amarante, junto à Residencial Sampaio, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa.