‘Avalanche’ de encomendas às portas do Natal

‘Avalanche’ de encomendas às portas do Natal
Foto: Ana Torres | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

A três semanas da noite de Natal, a ‘avalanche’ de encomendas cresce, diariamente, numa das ‘arenas de combate’ do Norte do país, o centro operacional dos Correios de Portugal (CTT) em Perafita, Matosinhos.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Desde agosto, altura em que a empresa começou a preparar-se para a época festiva, que são entregues 120 mil encomendas todos os dias, uma situação que se prevê manter até ao final de fevereiro. Comparativamente ao ano passado, “houve um aumento em mais de 50%”.

A confissão surge de Mário Santos, o responsável operacional dos Correios, alguém que faz do trabalho operacional e de distribuição a sua segunda casa. ‘Sem mãos a medir’, a empresa criou “um turno diurno de apoio”, reforçou a equipa e passou a tratar e a distribuir as encomendas durante os “sete dias por semana”. Estas medidas surgiram para “podermos responder às expectativas dos clientes”.

Para a ‘máquina não parar’, foram recrutadas 150 pessoas, juntando-se aos 189 colaboradores do grupo. Embora a ‘avalanche’ de volume de trabalho, o a instituição compromete-se a cumprir com o prazo de encomendas até ao dia da consoada. “É esse o nosso propósito”, reforça Mário Santos.

Com três turnos, um diurno e dois noturnos, o pico de encomendas ocorre entre as 21h30 até às 23h30, uma hora antes dos distribuidores carregarem os cerca de 175 veículos com aproximadamente 150 paletes de encomendas e seguirem viagem para os respectivos destinos, de Norte a Sul do país.

“O investimento é muito pouco em função da satisfação dos clientes”, completa Mário Santos, aquando questionado sobre o capital aplicado pelos Correios nas medidas de reforço para o Natal. 

Inteligência artificial revoluciona o apoio ao cliente

No mês de novembro, o grupo CTT lançou o primeiro chatbot alimentado por Inteligência Artificial Generativa. Segundo o responsável operacional, Mário Santos, o recente instrumento “é mais um canal de apoio ao cliente, de modo a mitigar imprevistos”.

+ notícias: Porto

Homofobia esconde-se nas ruas do Porto mas é protagonista nas redes sociais

Pela primeira vez, e no aniversário dos 50 anos da liberdade em Portugal, a Câmara do Porto deu um passo, aplaudido por uns e criticado por outros. A fachada dos Paços do Concelho iluminou-se, na véspera desta sexta-feira, com a bandeira LGBTQIA+, para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Mas entre progressos e uma luta que não se faz apenas no mês de junho, o preconceito ainda existe e persiste? Os portuenses respondem.

PSP abre caminho a desfile de motas no Porto após não o fazer com bicicletas

A PSP vai desobstruir o trânsito para a circulação de motas num desfile solidário no domingo, uma semana depois de não o ter feito num evento com bicicletas, indicou esta sexta-feira o Comando Metropolitano do Porto, após questões da Lusa.

Protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estende-se até sábado

Os cerca de 35 estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) vão manter-se, pelo menos até sábado, no local, revelou esta sexta-feira à Lusa, Carolina Moreira, da organização.