Começam os trabalhos de requalificação da Avenida do Cabedelo em Viana do Castelo

Começam os trabalhos de requalificação da Avenida do Cabedelo em Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal / Agências

A requalificação da avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, foi consignada na segunda-feira, por 615 mil euros, após o abate, em 2020, de 30 plátanos para a construção dos acessos ao porto de mar, foi esta quinta-feira divulgado.

Em comunicado esta quinta-feira enviado às redações, a autarquia da capital do Alto Minho adiantou que a empreitada, com um prazo de execução de sete meses, vai melhorar as condições gerais de conforto e de utilização dos peões, de escoamento das águas pluviais, beneficiar a marcação/sinalização rodoviária da via, valorizando a imagem urbana local.

A “zona de intervenção apresenta limitações ao nível da mobilidade pedonal e automóvel, sendo também caracterizado por cruzamentos com outras vias na sua extensão”.

O projeto agora iniciado prevê “o alargamento da via a nascente da nova rotunda de acesso rodoviário ao setor comercial do porto de Viana do Castelo”, criando um passeio a norte da via e a eliminação do passeio existente a sul da via, permitindo a melhoria do escoamento das águas pluviais”.

A “poente da nova rotunda, a intervenção passa essencialmente pela melhoria e valorização das condições de utilização, quer para peões quer para a circulação automóvel”.

Junto à capela da Nossa Senhora das Areias, “será executado o arranjo urbanístico do local, com novos acessos automóveis à avenida do Cabedelo, de lugares de estacionamento e espaços verdes”.

O acordo que deu origem à empreitada agora iniciada surgiu na sequência do abate, em setembro de 2020, de 30 dos 170 plátanos existentes nos 628 metros daquela avenida para a construção de uma rotunda, já concluída, prevista na última fase dos acessos ao porto de mar da cidade.

A construção da rotunda ao porto de mar esteve suspensa durante dois meses, depois dos moradores daquele lugar terem embargado a obra por discordarem do corte dos exemplares.

A contestação motivou uma reunião extraordinária do executivo municipal, a pedido da oposição (PSD E CDU) à maioria socialista na autarquia e, em outubro 2021, o município e os moradores chegaram a acordo, mediante contrapartidas ambientais.

O projeto e o concurso público para a requalificação da avenida do Cabedelo foram lançados em junho de 2021.

+ notícias: Norte

Popular atira objetos e faz gestos obscenos para arruada do PS em Guimarães

A uma semana das eleições legislativas antecipadas, o líder do PS encontra-se em campanha no Norte do país, arrancando o dia em Vila do Conde, com uma arruada em Caxinas, seguida de mais duas ações de rua, em Guimarães e em Vizela, e, ao final do dia, dois comícios, o primeiro será em Braga e o último, em Viana do Castelo.

Portugal regressa ao espaço. Satélite construído em Matosinhos é lançado esta segunda-feira

O "Aeros", um nanossatélite de 4,5 quilos, seguirá a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolará da base da empresa SpaceX de Vandenberg às 21:18 (hora de Lisboa), de acordo com a Thales Edisoft Portugal, líder do consórcio nacional que projetou, construiu e operará o engenho, e que agrega várias empresas e instituições académicas.

Norte com o maior número de ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 33 ocorrências durante a noite passada devido ao mau tempo, sobretudo na região Norte e relacionadas com limpezas de via, sem registo de feridos.