Falhas dos autocarros da rede UNIR continuam a dar problemas no grande Porto

Falhas dos autocarros da rede UNIR continuam a dar problemas no grande Porto
| Norte
Maria Abrantes

Quase uma semana depois do arranque da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a UNIR, persistem os problemas na supressão de autocarros e na falta de informação prestada aos utilizadores.

Esta quarta-feira, no Terminal das Camélias, junto à Praça da Batalha, ao final da tarde estava mais de uma centena de pessoas à espera de autocarros que não chegaram a passar, ou que encheram tão depressa que a maior parte dos utilizadores teve de permanecer à espera de um novo autocarro, qual D. Sebastião.

Naquele terminal de autocarros, a situação mais crítica prende-se com os passageiros que viajam para São João da Madeira e Santa Maria da Feira, uma vez que, devido ao trajeto e autoestrada, têm obrigatoriamente de ir sentados, o que diminui a capacidade de transporte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O facto de terem alterado os horários, de nem todos os autocarros pararem naquele terminal e a falta de informação pioram drasticamente a situação, formando-se uma fila imensa de pessoas que desespera por um lugar num autocarro.

Mas o problema não reside apenas naquele destino. A imagem mais frequente, ao passar pelo terminal, é a de várias pessoas a dirigirem-se aos motoristas dos autocarros que por ali param e voltarem para trás com um semblante pesado. Devido à falta de informação e de sinalética, perguntam aos motoristas para onde se dirige aquele autocarro e, na maioria das vezes, não segue para o destino desejado.

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entrou em serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região. O arranque das operações tem sido alvo de muitas críticas por parte dos utilizadores e esta quarta-feira não foi exceção.

+ notícias: Norte

Matosinhos. GNR detém suspeito de capturar aves de forma ilegal

A GNR deteve um homem em Matosinhos, no distrito do Porto, suspeito de capturar aves através de recurso a alçapões, redes e chamarizes, e resgatou 52 pássaros de espécies que se encontravam em cativeiro, foi esta quinta-feira anunciado.

Projeto “Vai-me à Loja”. Câmara da Feira investe 892 mil euros para modernizar comércio

Santa Maria da Feira vai aplicar 892.000 euros do programa Bairros Digitais na evolução do projeto “Vai-me à Loja”, com vista à modernização digital de 200 estabelecimentos de comércio, serviços, alojamento e restauração no centro histórico do concelho.

Permanece incerto custo da futura Póvoa Arena

Ainda não está definido o valor total da empreitada em torno da futura Póvoa Arena, obra que esteve parada durante dois anos. Os trabalhos foram adjudicados por 8,7 milhões de euros. O empreiteiro estimou que os custos poderiam sofrer um incremento de três milhões de euros. Neste momento, já há 614 mil euros em “erros e omissões”.