Caso das Gémeas: Ofício de Marcelo chegou ao MNE, mas Carneiro não responde a questões e remete para sucessora

Caso das Gémeas: Ofício de Marcelo chegou ao MNE, mas Carneiro não responde a questões e remete para sucessora
| País
Maria Abrantes

O ministro da Administração Interna José Luís Carneiro não esclarece se já tinha conhecimento do caso das gémeas luso-brasileiras, antes de o mesmo se tornar público, mesmo que a nacionalidade das crianças tenha sido obtida enquanto Carneiro ocupava o cargo de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Berta Nunes, a sua sucessora, confirma a receção da carta enviada pela Casa Civil, mas diz que o assunto foi encaminhado para a Direção-Geral dos Assuntos Consulares das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

“Isto não chegou a passar por mim”, sublinha a sucessora de José Luís Carneiro, apesar de confirmar a entrada do ofício, aquando do seu mandato.

“Eu não sei o que é que a DGACCP fez. Não faço a mínima ideia. Sei que no nosso gabinete só existe essa entrada e essa saída”, esclarece Berta Nunes, em declarações exclusivas ao Porto Canal, referindo-se a 31 de outubro de 2019 como data de entrada da referida carta, enviada pelo Presidente da República e a 7 de novembro, data em que o seu chefe de gabinete terá encaminhado a mesma carta para a DGACCP.

“Eu não me recordava de nada até me terem falado. Isto entrou já eu era secretária de Estado”, ressalva Berta Nunes, que tinha assumido o cargo a 26 de outubro, substituindo José Luís Carneiro.

No ofício, que acompanhava a referida carta, podia ler-se: “Envia-se esta informação de duas cidadãs portuguesas, residentes em São Paulo”, confirmando que as meninas já teriam cidadania portuguesa, aquando do envio da carta, tanto para o gabinete do Primeiro-Ministro como para o gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

O processo ‘record’ de obtenção da nacionalidade portuguesa terá ocorrido num período pré-mandato de Berta Nunes, correspondendo ao período em que José Luís Carneiro assumia o cargo de secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Sugerimos que contacte a ex-Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes”. Esta foi a resposta oficial do gabinete do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, após o Porto Canal ter feito um pedido de esclarecimento sobre um eventual envolvimento do atual governante no caso das gémeas luso-brasileiras.

Quando confrontado novamente com esse cenário, o candidato à liderança do PS voltou a não responder, em declarações à margem de um jantar da Associação do Corpo Consular do Porto, realizado esta terça-feira.

De recordar que as gémeas foram tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e conseguiram a nacionalidade portuguesa 14 dias após o pedido, feito no início de setembro de 2019, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no Brasil.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.