Câmara do Porto lança nova edição do Porto Solidário na próxima semana

Câmara do Porto lança nova edição do Porto Solidário na próxima semana
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal do Porto vai lançar na próxima semana mais uma edição do programa de apoio à renda Porto Solidário, depois da revisão do regulamento permitir reunir 900 mil euros, foi esta segunda-feira anunciado.

O vereador com o pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, esclareceu esta segunda-feira o executivo municipal que a transformação do Porto Solidário num "programa complementar" ao do Estado permitiu reunir uma "verba suficiente para lançar uma nova edição" do programa de apoio à renda e prestações bancárias, sem prejudicar os atuais beneficiários.

Segundo o vereador, esta edição é relativa ao orçamento deste ano, sendo que, no próximo ano, com o novo orçamento, serão lançadas novas versões do programa.

A segunda edição do programa deste ano - a 12.ª edição desde a sua criação - contará com uma verba de 900 mil euros e será lançada na próxima semana.

As candidaturas abrem no dia 12 de dezembro e podem ser submetidas através do 'site' da Domus Social. As informações sobre o regulamento do programa, nomeadamente, rendimentos máximos elegíveis e documentos obrigatórios, estarão também disponíveis no 'site' da empresa municipal.

A Câmara do Porto alterou, em maio, o regulamento do programa para que o apoio pudesse servir de complemento ao apoio do Estado no pagamento da renda, no âmbito do programa Mais Habitação.

A incompatibilidade dos dois apoios levou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a enviar, a 03 de abril, uma carta à ministra da Habitação a anunciar que o Porto Solidário seria "extinto" se a medida do Governo avançasse.

No mesmo dia, o Ministério da Habitação afirmou à Lusa estar a articular com a Câmara do Porto a conciliação entre a medida de apoio à renda anunciada pelo Governo e o programa de intervenção municipal.

+ notícias: Porto

FC Porto: Dragão aberto para a última despedida

O Estádio do Dragão vai abrir portas a todos aqueles que queiram prestar uma derradeira homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa.

Ramalho Eanes: “Nunca houve muitas pessoas com a capacidade de liderança de Pinto da Costa”

Para “homenagear um amigo e o homem que mostrou que, quando há ambição, liderança e capacidade estratégia, quando se consegue mobilizar tudo e todos, alcançam-se os fins e consegue-se construir um futuro”, o General Ramalho Eanes deslocou-se à Igreja das Antas, onde, a partir das 11h00, decorre o funeral do Presidente dos Presidentes.

Luís Montenegro: “Pinto da Costa promovia a identidade nacional”

O primeiro-ministro marcou presença no último adeus a Jorge Nuno Pinto da Costa, um homem que “teve um papel muito importante na promoção de uma coletividade que é uma referência no país, na Europa e no mundo” e que sempre “se empenhou em valorizar a cidade do Porto, a Região Norte, com um bairrismo assinalável, vincando bem as suas posições”. “Em nome do Governo de Portugal, creio que posso dizer que é com os exemplos de personalidades como esta que podemos captar bons atletas, bons treinadores e bons dirigentes”, frisou Luís Montenegro minutos antes do funeral do Presidente dos Presidentes.