Chuva atrasa reabertura do Abrigo dos Pequeninos no Porto para 2024

Chuva atrasa reabertura do Abrigo dos Pequeninos no Porto para 2024
Miguel Nogueira | CM Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

O antigo Abrigo dos Pequeninos, no Porto, só deverá reabrir no primeiro trimestre de 2024 depois de a “intensidade e persistência das chuvas” dos últimos meses obrigarem a trabalhos adicionais e “eventuais medidas de estabilização”, revelou a autarquia.

Em resposta à Lusa, a Câmara do Porto adiantou que, “decorrente da intensidade e persistência das chuvas registadas em outubro e novembro, verificaram-se alguns assentamentos diferenciais num terreno adjacente ao edifício, obrigando a uma análise cuidada de eventuais medidas de estabilização”.

A reabertura do antigo Abrigo dos Pequeninos, encerrado há mais de oito anos, estava prevista para este mês como reserva museológica do acervo municipal.

“Estes trabalhos, não previstos, anteveem a conclusão do projeto no primeiro trimestre de 2024”, acrescentou a autarquia.

Fundado em abril de 1935 para acolher crianças carenciadas, o Abrigo dos Pequeninos, equipamento situado nas Fontainhas, na freguesia do Bonfim, vai reabrir como reserva museológica.

Em dezembro de 2021, a responsável pela reorganização das reservas museológicas e docente Maria Aguiar revelou à Lusa que serão sete as salas que vão compor aquele espaço, cada uma dedicada a uma tipologia: pintura, têxteis, desenhos, gravuras, metais, mobiliário e uma caixa-forte “para albergar peças de maior valor”.

O Abrigo dos Pequeninos albergará também um laboratório, equipamento que “não é comum a todas as reservas” e que permitirá a conservação e o restauro das peças.

Uma área de estudo, um estúdio fotográfico, uma sala de quarentena e outra de tratamento de anoxia, para onde será movida a tenda de tratamento instalada desde maio de 2020 na reserva de Ramalde, serão outros dos espaços que integrarão aquela reserva museológica visitável.

Em novembro de 2020, a Câmara do Porto lançou o concurso público para a realização das obras de requalificação do edifício do Abrigo dos Pequeninos, com um preço base de procedimento de 1,35 milhões de euros. A gestão da empreitada está a cargo da empresa municipal Domus Social.

+ notícias: Porto

Restaurante Antiqvvm no Porto ganha segunda estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto ganhou este terça-feira a segunda estrela do guia Michelin, enquanto quatro estabelecimentos conquistaram uma estrela, anunciou a publicação, numa cerimónia exclusivamente dedicada a Portugal, em Albufeira.

Câmara do Porto volta a lançar concurso para reabilitação do Jardim da Cordoaria

A Go Porto publicou esta terça-feira o concurso público para a empreitada de reabilitação do Jardim da Cordoaria, no Porto, pelo valor de 528 mil euros. Esta obra já tinha sido alvo de um concurso publicado em março do ano passado.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.