Reaberto parque de estacionamento dos Poveiros no Porto

Reaberto parque de estacionamento dos Poveiros no Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

O parque de estacionamento subterrâneo da Praça dos Poveiros, no Porto, reabriu hoje depois de uma avaliação da Proteção Civil municipal verificar que estão reunidas as condições de segurança, avançou esta quinta-feira a autarquia.

Numa publicação na sua página oficial, a Câmara do Porto afirma ainda que a circulação rodoviária no Passeio de S. Lázaro, na envolvente do parque, foi também reaberta.

"Decorrem os trabalhos finais de consolidação do remanescente das fachadas, vedação do local e limpeza do espaço público", acrescentou.

O parque de estacionamento foi encerrado na sexta-feira devido ao risco de o prédio devoluto que existe junto à saída ruir, avançou a empresa municipal Ágora, responsável pela gestão daquela infraestrutura.

O risco de ruína obrigou também a impedir a circulação de veículos no Passeio de S. Lázaro.

Por indicação da Proteção Civil, o parque foi encerrado uma vez que o perigo de ruir "colocaria em causa a infraestrutura do parque de estacionamento e representa um risco para todos os utentes".

"A fachada poente, à semelhança da fachada nascente já desmoronada, apresenta uma altura correspondente a quatro pisos, cerca de 20 metros de comprimento e sem qualquer tipo de travamento, estando fortemente exposta às ações do vento e chuva", explicou a Ágora.

Já a fachada principal do prédio encontrava-se com o travamento "a meio vão, afetado pelo desmoronamento da fachada lateral e com blocos em risco de queda, comprometendo assim a sua estabilidade com risco de desmoronamento sobre a via pública, colocando em risco a segurança de pessoas e bens".

+ notícias: Porto

São João organiza jornadas de psicologia para fomentar a prevenção na saúde mental

O serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, organiza esta quinta-feira e sexta-feira as jornadas “Prevenção, Promoção e Intervenção: a Psicologia na continuidade de cuidados”, evento com 200 inscritos que conta com apresentações, debates e ‘workshops’.

Uma mulher desaparecida após incêndio no Centro do Porto

Uma mulher está desaparecida após o incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, numa pensão na Rua Cimo da Vila, no Centro do Porto. A informação foi confirmada pela PSP do Porto, que avançou que a investigação está a cargo agora da PJ.

Eis o futuro da Circunvalação entre a CUF e o hospital Magalhães Lemos

A obra de de execução de passeios e estacionamento num "ponto negro rodoviário" entre os hospitais da CUF e Magalhães Lemos, foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP), em setembro e deverá arrancar em janeiro de 2025. Falta ainda o visto do Tribunal de Contas.